Em apenas um ano de trabalho a Prefeitura de Teixeira de Freitas, via Secretaria Municipal de Habitação, possibilitou que mais de mil famílias realizem o sonho da casa própria. Por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, 500 unidades habitacionais foram entregues no Residencial Castelinho I, e outras 600 estão em construção no Residencial Padre José, onde cerca de duzentas pessoas foram contratadas para a obra, todos moradores de Teixeira de Freitas, gerando emprego e renda para a população, além do benefício habitacional.
Importante destacar que o residencial Padre José cumpre com as exigências estabelecidas para atender às pessoas com deficiência e também terá área de convivência no centro do empreendimento. Esta última exigência é fruto das observações feitas pelo prefeito João Bosco, junto ao Ministério das Cidades, a fim de que a área de lazer de todos os empreendimentos cumpram com sua função social, integrando a comunidade. A entrega das casas deste residencial está prevista para meados de 2015.
Para que a público-alvo do Programa tenha acesso às unidades, a Secretaria Municipal de Habitação intensificou o processo das inscrições. Além do funcionamento da própria Secretaria durante o horário de almoço, foi criado o mutirão de inscrições, em que toda a estrutura necessária às inscrições é deslocada aos bairros mais distantes, democratizando o acesso para quem realmente precisa.
Além disso, a Secretaria está recadastrando todas as famílias que se inscreveram no programa nos anos de 2010 a 2012 e que não receberam suas casas para que renovem os dados e assegurem este direito. O recadastramento está sendo feito na própria Secretaria de Habitação, no prédio antigo da Prefeitura. O prazo se encerra no dia 25 de fevereiro.
Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas