Teixeira de Freitas: Justiça Eleitoral diploma os eleitos em cerimônia na Câmara

A cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito em 15 de novembro de 2020, ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/12), no Plenário Francistônio Alves Pinto, da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, quando a Justiça Eleitoral legitimou os futuros ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores no exercício de suas funções públicas para o mandato 2021/2024 no município.

A composição da mesa foi formada por autoridades representantes dos órgãos que constituem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário: o titular da 183ª Zona Eleitoral da Comarca, juiz Marcus Aurélio Sampaio; o promotor eleitoral José Dutra de Lima Junior; o atual vice-prefeito e vereador eleito Lucas Bocão; o presidente da Câmara Municipal Ronaldo Cordeiro; o comandante da 87ª CIPM, major Sílvio Nunes; o inspetor chefe do Posto Local da PRF, Marcelo Batista; e o presidente da subseção da OAB, o advogado Daniel Cardoso de Moraes.

Conforme o juiz eleitoral Marcus Aurélio, a diplomação compreende o último ato do processo eleitoral, quando é realizada a entrega dos diplomas por parte da Justiça Eleitoral atestando quem são os candidatos que se tornam aptos a tomar posse nas funções para as quais foram eleitos.

O uso da tribuna foi marcado por discursos de união em favor do desenvolvimento do município, no intuito que os três poderes possam caminhar juntos, garantindo a supremacia do sistema democrático. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, nos termos desta Constituição”, artigo 1º da CF/88 expresso nas palavras do promotor eleitoral José Dutra.

Foram diplomados, especialmente, o prefeito Marcelo Belitardo e o seu vice-prefeito Yuri Fernandes, eleitos com a maior votação da história de Teixeira de Freitas, 45.433 votos (60,91%). Ao receber o certificado de diplomação, Marcelo Belitardo fortaleceu em seu discurso os anseios apresentados desde a campanha e agradeceu toda à população pelos votos de confiança.

“Estive acompanhado de pessoas fiéis ao propósito e, por isso, hoje estou muito satisfeito, eu sei que os problemas que vamos enfrentar não são poucos, mas Teixeira de Freitas é uma cidade fantástica e com um potencial incrível, de uma população batalhadora, aguerrida e com desejo de desenvolvimento. No entanto, falta um detalhe que faça o município deslanchar nos cenários local, estadual e nacional, e é isso, que nós queremos, enfrentar os problemas com muita responsabilidade e disposição”.

19 vereadores eleitos diplomados

01 – Marcos Gusmão Pontes Belitardo (DEM), com 2.426 votos (REELEITO)

02 – Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), com 1.470 votos (REELEITO)

03 – Jucélio Conceição da Silva (AVANTE), com 1.470 votos.

04 – Antônio Marques Ferreira da Silva “Toinzinho” (PC do B), com 1.449 votos (REELEITO)

05 – Mateus Padilha Guerra (SD), com 1.440 votos.

06 – Bruno Santos Barbosa (AVANTE), com 1.334 votos.

07 – Joris Bento Xavier, o “Joris de Gel” (PP), com 1.230 votos (REELEITO)

08 – Uivanthê Brito Andrade, “Tequinha” (AVANTE), com 1.193 votos.

09 – Clemeson de Jesus Castro “Clemeson do Postinho (DEM), com 1.112 votos.

10 – Marcos Gomes de Almeida, “Marquinhos” (PDT), com 1.042 votos.

11 – Ailton Lacerda Ferreira (PSC), com 839 votos (REELEITO).

12 – Luiz Santos Rodrigues “Luizinho” (DEM), com 758 votos.

13 – Carmino Oliveira Santana (PDT), com 755 votos.

14 – Marcelo Santos Teixeira (PSDB), com 744 votos.

15 – José Bernardo Gomes Cabral (PP), com 693 votos (REELEITO)

16 – Luciano Ferreira Sales “Luciano de Santo Antônio” (PSB), com 644 votos.

17 – Antônio Francisco Coutinho (PT), com 598 votos.

18 – Ubiratan Lucas Rocha Matos “Lucas Bocão” (PSL), com 493 votos.

19 – Ailton da Cruz Pereira (SD), com 486 votos.

Por Andressa Lima

Edição: Jornal OSollo

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui