Teixeira de Freitas: Governador entrega salas para a UFSB e assina ordem de serviço para policlínica

Por Petrina Nunes/O Sollo

alt

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, esteve em Teixeira de Freitas nesta quinta-feira, 28 de abril, assinando a ordem de serviço para a construção da policlínica. Isso ocorreu durante uma solenidade no campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde o governador também assinou o termo de cessão de uso de um terreno para nova ampliação da universidade e inaugurou um pavilhão de aulas e área administrativa da UFSB, além de entregar um caminhão baú para uma cooperativa de produtores rurais.

A policlínica em Teixeira de Freitas atenderá aos moradores de 13 municípios do extremo sul baiano e é a primeira das 28 policlínicas que serão construídas no estado por meio do consócio interfederativo da saúde, sendo esse um investimento de 17 milhões de reais (11 milhões, aproximadamente, para a construção do prédio, e 6 milhões de reais em equipamentos), disse o governador. Essa policlínica disponibilizará de 31 especialidades médicas e um Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para realização de exames.

alt

Ainda durante seu discurso, Rui falou que após a gestão do seu partido na presidência e no governo do estado, o PT, a Bahia ganhou mais 5 universidades federais, pois ficou, por muitos anos, com apenas uma. Agora, os alunos do extremo sul dispõem de uma universidade federal, além de uma unidade tecnológica, do total de 33 unidades na Bahia.

Para a UFSB, o governador ainda realizou um convenio com a prefeitura para que a área e preservação ambiental ao lado do campus fosse cuidada pelos alunos. No período da tarde, houve a entrega de um prédio com quatro salas, no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, para o funcionamento de mais um Colégio Universitário da UFSB, que já possui unidades semelhantes em de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Ibicaraí, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju e Coaraci.

Ele elogiou o trabalho do prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, que dar prioridade a educação e a saúde, tanto que a cidade, atualmente, dispõe de cobertura de quase 100% na saúde.

O prefeito João Bosco esteve na solenidade e disse que os alunos da UFSB estão ajudando a construir um novo modelo de estudo universitário e caminhando para ser um modelo de ensino no Brasil e no mundo, isso por que, depois da implantação, que tem pouco tempo, é possível ver os avanços. Com mais essas salas e aumento do número de alunos, a UFSB tende a melhorar ainda mais a oferta desse ensino de qualidade.

Sobre a policlínica, João se emocionou ao falar de uma criança que foi levada hoje por aeromédico para ser atendida em Salvador. “E ter esse transporte hoje foi um grande avanço do governo”, disse o prefeito, pois assim assegurou mais rapidez no tratamento das pessoas. Com a UPA que está em fase final de construção e a policlínica, os serviços na saúde tendem a melhorar, deixando claro que, apenas 40% dos gastos com manutenção da policlínica serão do governo. Ele ainda salientou que “nós temos 92% de cobertura de PSF em Teixeira, e em junho teremos 100% de cobertura”.

alt

O magnífico reitor na UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho, disse que a ideia dessa integração foi do governador, que tem sido parceiro do ensino. Aproveitando a oportunidade, Naomar disse que gostaria de ver, no futuro próximo, um hospital universitário na cidade, melhorando ainda mais a qualidade na formação dos alunos da área de saúde.

Também estiveram presentes no evento, autoridades políticas como o deputado estadual Bira Coroa, ele disse que “a presença do governador na região é a marca do trabalho e do compromisso com a região”. E ver na construção da policlínica uma forma de corrigir um “erro” de outras administrações que não souberam valorizar a saúde da região e as pessoas do extremo sul tinham que, cotidianamente, procurar atendimento na capital do estado ou em estados vizinhos.

A deputada Maria Del Carmem elogiou o trabalho do prefeito e do maestro Orley, que abriu a solenidade com a apresentação da Orquestra 9 de maio, sendo esse um trabalho admirável que é feito com as crianças da comunidade. Alias, o deputado Jorge Solla, lembrou durante seu discurso que os programas sociais são as grandes marcas do governo do PT e que esses programas melhoraram a vida de todos os brasileiros.

O deputado Robinho ressaltou que, apesar da policlínica ser construída em Teixeira, ela será procurada por pessoas da região, pois a cidade é referência em saúde, e, logo, essa policlínica poderá contar com os profissionais da área da saúde que serão formados pela UFSB. Ainda durante o discurso do deputado, ele pediu que o governador desse atenção as escolas estaduais que estão fechando por falta de profissionais.

Ainda esteve presente o deputado Marcelo Nilo, que é presidente da Câmara do Estado da Bahia, que pediu união nesse momento de crise política no país, sendo fundamental para defender o processo democrático. Ele enfatizou que o governador preza por pagar salários em dia, diferente de outros locais no país, prezando pelo bem estar dos servidores e do povo, de modo geral.

O aluno João Paulo Magalhães representou os estudantes da UFSB e disse estar feliz em ver como a universidade mudou a forma de ensino na região, que antes era elitizado e agora pertence a todos. Ele ainda aproveitou a presença do governador e pediu para que fossem colocados pontos de ônibus próximos ao campus, e mais segurança com guarda municipal ou Polícia Militar, de forma periódica, nas imediações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui