Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teixeira de Freitas iniciaram na manhã de quinta-feira, 21 de março, uma paralisação parcial das atividades. Eles reivindicam melhorias das ambulâncias, reposição de materiais necessários ao atendimento médico adequado, melhoria salarial e na infraestrutura da base – garantindo segurança e higiene aos funcionários – e prestação de contas da verba destinada ao Samu.
Em carta aberta à população, os funcionários informaram que o Samu de Teixeira de Freitas atende uma população de aproximadamente 150 mil habitantes e regula o atendimento de outros 11 municípios.
Segundo a nota, Teixeira contava com três ambulâncias (sendo uma de reserva), mas atualmente opera apenas com uma, que passa grande parte do tempo com problemas mecânicos, fato que põe em risco a equipe do Samu e os pacientes, que são transportados de forma insegura. De acordo com os funcionários, o movimento será mantido até os gestores apresentarem proposta que resolva os problemas do Samu.
Sulbahianews