Teixeira de Freitas: Festa da Melancia faz degustação e apresenta novas variedades do fruto

Por: Michele Ribeiro

A Associação dos Produtores de Melancia do Extremo Sul da Bahia (Apmex) recebeu amigos, imprensa e pessoas ligadas ao setor para uma degustação. A reunião foi na tarde desta quarta-feira (25) e serviu para a apresentação de duas novas variedades da melancia: a “Daiane”, que homenageia a atleta Daiane dos Santos e a “Champagne” ou “Champanhe”, que recebeu este nome por causa de sua coloração. O evento faz parte dos preparativos para a segunda edição da Festa da Melancia de Teixeira de Freitas, realizada pela Apmex em parceria com a Prefeitura de Teixeira de Freitas, via Secretaria de Agricultura.

A Champanhe, por causa de sua aparência bastante diferente, virou a atração do momento. Pequena e muito doce, seu cultivo no Brasil ainda não é para fins comerciais, mas em breve será e fará de Teixeira de Freitas pioneira neste ramo. As sementes da Champanhe chegaram no município pelas mãos do produtor Massayuki Miyakawa, diretamente do Japão, através da Takii, empresa multinacional de sementes, com mais de 180 anos no ramo. Segundo ele contou, foram 1000 sementes trazidas e cultivadas para “ experimentar, para saber como se adaptariam ao nosso clima e solo”. O resultado foi ótimo, os frutos são de altíssima qualidade e, já em maio deste ano, haverá melancia desta qualidade para comercialização, quem garante é Elissandra Teobaldo, presidente da Apmex, que ressalta que as vendas serão feitas pela Associação, na Avenida das Nações em Teixeira de Freitas, em frente ao Cenarium Eventos.

Ainda de acordo com Elissandra, em 2016, tanto a Champanhe quanto a Daiane, estarão presentes na Festa da Melancia. Ela comemora o pioneirismo do município para este cultivo e lembra que ações como esta fortalecem ainda mais Teixeira de Freitas quanto a cultura da fruta, que é muito valorizada nos principais mercados consumidores do Brasil, graças ao seu sabor mais doce do que a média. Para os produtores, o principal atrativo é a capacidade de produção por hectare plantado, também superior à média de outros lugares.

A segunda edição da Festa da Melancia de Teixeira de Freitas será de 17 a 21 de Março, no Parque de Exposições Timóteo Alves de Brito. Os primeiros dias serão dedicados, exclusivamente, aos cursos e oficinas e os dois últimos dias serão abertos ao público, com exposição de maquinários, diversão para as crianças, lazer para os adultos, competições, shows, economia criativa e eleição da Rainha da Melancia 2015. Com apelo cultural, o evento traz as tradições do homem do campo, a história do fruto na região e outras novidades. Para entrar é preciso levar 2 quilos de alimentos não perecíveis. O total arrecadado de alimentos será doado para entidades e famílias carentes, numa ação conjunta com o Rotary Club.

 

Acesse a Fan Page www.facebook.com/festadamelancia

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui