Vagas disponíveis para quem já concluiu o ensino médio e almeja qualificação profissional por meio de uma oportunidade no mercado
Com o aumento da demanda por mão de obra qualificada e um mercado em constante crescimento, o Brasil busca aumentar sua produtividade utilizando o conhecimento e o potencial de profissionais que optaram pela formação técnica para o desenvolvimento. Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com alunos que finalizaram cursos técnicos em escolas federais de 2003 a 2007, 72% desses estudantes foram empregados, sendo 65% deles dentro de sua área de formação escolhida. Apesar dos números atraentes, o percentual de jovens que optam pela formação técnica no país ainda é baixo se comparado à média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Como forma de incentivar os jovens a se lançarem no mercado e obterem qualificação específica, o Governo Federal lançou, em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa que já atendeu mais de 4,6 milhões de alunos e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em território nacional. Por meio do Pronatec, torna-se possível cursar, gratuitamente, programas técnicos com carga horária mínima de um ano. Esses cursos são oferecidos por instituições de ensino parceiras à iniciativa.
Os interessados a pleitear uma vaga nos cursos oferecidos pelo programa podem acessar o portal www.guiapronatec.com.br [1] e realizar a pré-inscrição. É necessário que os candidatos tenham concluído o ensino médio para finalizar a inscrição. A seleção é feita diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será utilizado como critério de classificação dos alunos para a primeira e a segunda chamadas. A
Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas é uma das instituições parceiras do programa e oferece os cursos técnicos listados abaixo:
· Computação Gráfica
· Informática
· Informática para Internet
· Logística
· Programação de Jogos Digitais
· Redes de Computadores