Teixeira de Freitas: CAPS Realiza 10ª Mostra de Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou no último dia 30, quarta-feira, no auditório da Câmara Municipal, a 10ª Mostra de Saúde Mental. O evento contou com a participação de todo o corpo profissional da unidade, bem como com os diretores e coordenadores das unidades de apoio, estagiários do CETEPS, familiares e pacientes da Unidade.

O intuito do evento foi para fazer uma explanação sobre todos os serviços ofertados e desenvolvidos pelo CAPS, como também fortalecer a integração da rede que auxilia no atendimento e acolhimento dos pacientes.

O CAPS de Teixeira de Freitas foi a primeira unidade implantada no interior do Estado, no ano de 2000. Hoje ele atende a mais de cinco mil pacientes cadastrados, que são assistidos pelos profissionais da unidade. Eles são classificados como: CAPS Adulto; CAPS Infantil; CAPS Álcool e Drogas (AD); além do Centro Médico Especializado de Psiquiatria (CME).

A coordenadora do CAPS Heliane Dias Moreira, destacou a importância da participação não só dos setores da saúde que tem envolvimento direto no auxilio do atendimento aos pacientes, mas também de toda a comunidade, fazendo as seguintes colocações: “Estou à frente desta unidade há mais de 13 anos, tivemos diversas situações críticas, mas conseguimos superar a maioria delas, infelizmente existe uma em especial que ainda temos que trabalhar muito com a comunidade, e não com os pacientes, que é aceitação da ressocialização deles, na inserção ao retorno na sociedade, onde ainda existe uma resistência muito grande por parte das pessoas. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer todos os colaboradores da nossa unidade, pois somente eles, os familiares, e principalmente os nossos pacientes, sabem a grande importância que esses serviços têm para o nosso município”, finalizou a coordenadora.

O secretário de saúde do município Eujácio Dantas, informou que já foi encaminhado para o Ministério da Saúde o Projeto da construção e instalações de uma nova unidade em uma sede própria do município e que está apenas aguardando a publicação da portaria para iniciar o processo licitatório da obra.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Ascom Saúde

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui