Teixeira de Freitas: Bom público lota a pré-conferência de saúde do Módulo III

Um público considerado muito bom discutiu a temática da pré-conferência municipal de Saúde na tarde de terça-feira, no Colégio Josué Brandão. Dessa vez foram convidados usuários da rede de atenção básica e representantes de moradores de 19 bairros de Itabuna, que integram o Módulo III. Até agora cerca de 800 pessoas, entre usuários, funcionários e moradores dos módulos I, II e III, já discutiram a temática e propostas para melhorias do funcionamento do sistema de saúde nas pré-conferências convocadas pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde- SMS.

“Estamos satisfeitos com a participação das pessoas, pois estendemos o convite a todos moradores da cidade. Este é um momento de suma importância, porque essa é a hora de os usuários proporem mudanças, ideias e apresentar os anseios para a melhoria da atenção básica. Todas as propostas recolhidas nesses encontros seguirão para a Conferência Municipal de Saúde, dias 9 e 10 de julho. Será lá onde tudo será debatido pela sociedade e autoridades do município”, explicou Josevaldo de Jesus Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Para Victor Tadeu Batista Silva, morador da Nova Califórnia e usuário da Unidade de Saúde da Família Dr. Raymundo Brandao Freire, as pré-conferências possibilitam à população reivindicar, além de relatar a real situação das unidades de saúde de cada bairro. “É muito importante participar desse momento. Além do aprendizado sobre temas relacionados à saúde, a gente coloca nossos pontos de vista e apresentamos a realidade”, afirmou.

Já Manoel Farias, morador do São Lourenço e usuário da USF do bairro, afirma que com as discussões se está contribuindo para a promoção de ações, princípios e diretrizes para a melhoria da saúde em geral. ‘Por isso é importante que todos os usuários também participem e colaborem. Sem que as situações sejam relatadas, não haverá soluções que atendam os anseios da comunidade e de quem mais precisa”, frisou.

As pré-conferências discutem os eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; participação social, financiamento do SUS e Relação Público-Privado e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, Reformas Democráticas e Populares do Estado. Além das discussões sobre os temas também ocorrer à eleição de delegados à Conferência Municipal de Saúde. A última pré-conferência será no próximo dia 11, na Usemi, reunindo moradores de bairros próximos ao São Caetano.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Wilson Oliveira

02.06.15

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui