Teixeira de Freitas: Após 12 dias, gramado do estádio volta a ser irrigado

A falta de chuva na região Extremo Sul tem causado inúmeros prejuízos na agricultura familiar, na agropecuária e também no setor esportivo. Os gramados dos campos de futebol da região, desprovidos de sistema de irrigação, estão secando. Os gramados dos campos de futebol de Itanhém, Ibirapuã, Igrejinha e Rancho Queimado, entre outros, encontram-se em situação calamitosa. Há casos graves e de perda total, como o do campo de futebol de São José de Alcobaça. Esta semana, o gramado do estádio Planalto de Medeiros Neto passou a ser irrigado após a conclusão do sistema de irrigação que leva a água do Rio Itanhém ao estádio, cujo gramado se encontra em plena recuperação, e sediará a partir deste sábado o campeonato municipal daquele município.

Em Teixeira de Freitas, o gramado do estádio municipal, cujas obras de construção estão paralisadas desde o final de dezembro do ano passado, também tem passado por dificuldades. O sistema de irrigação estava sem funcionar havia 12 dias, segundo informação de Claudionor, um dos zeladores. Ele disse que alguns vândalos destruíram parcialmente, dias atrás, os cabos e os canos de irrigação do poço artesiano do estádio e, por esse motivo, o campo ficou sem ser irrigado por um período de 12 dias. “Durante todo esse tempo usamos apenas mangueiras, que não são suficientes para molhar todo o campo, mas desde quinta-feira, 28, com a regularização do problema, solucionado pela equipe de profissionais da Secretaria de Obras, que consertou a encanação e colocou fios novos, voltaremos a irrigar todo o gramado. Com o sistema de irrigação funcionado a todo vapor, dentro de três ou quatro dias o mesmo começará a se recuperar totalmente”, afirmou.

O secretário de Esportes de Teixeira de Freitas, Fernando Luca de Melo (Fernandão), afirmou que as obras do estádio deverão reiniciar agora sob sua coordenação, possivelmente a partir de meados mês de abril. “O prefeito já me autorizou a dar andamento a todo o processo burocrático para que as obras possam acontecer”, disse. Perguntado em que consiste a sequência das obras, Fernandão afirmou que “o muro frontal naturalmente será concluído, os vestiários serão ampliados, pois são muito pequenos, os bancos de reserva serão mudados de lugar e colocados nas laterais do campo, serão feitas as cabines de imprensa, serão colocados os alambrados de contenção da bola, nos fundo e na área da frente, e será instalado todo o sistema de iluminação, entre outras pequenas adaptações”.

Apenas os postes não serão remanejados de lugar, disse o secretário, como contenção de despesas. “Queríamos colocá-los no local ideal, que seria atrás das arquibancadas, mas ficarão por enquanto onde estão, para que possamos entregar o mais rápido possível a obra. Como todos sabem, o prefeito João Bosco tem planos de construir futuramente um estádio de verdade em Teixeira de Freitas.”

 

Amadeu Ferreira/Jornal Tribuna do Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui