Teixeira de Freitas adota metodologia militar de ensino nas escolas públicas

Foto Ascom

A Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, no bairro Santa Rita, é a primeira unidade de ensino do município de Teixeira de Freitas, como projeto piloto, que já adotou a metodologia pedagógica militar a partir deste primeiro semestre de 2020, dentre as 5 escolas municipais, quatro na sede e uma no distrito de Cachoeira do Mato que ganharão a metodologia militar de ensino. Teixeira de Freitas é o 5º município do extremo sul a adotar a parceria e o 62º da Bahia.

Conforme o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP), com a implantação do sistema de ensino da rede CPM, a Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto passa a ter uma direção compartilhada entre direção escolar, encarregada das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos. Para o início das aulas a Escola Clélia passa por reforma e ampliação de alguns setores.

A ideia do projeto começou quando na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas do dia 27 de fevereiro de 2019, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) teve aprovado no plenário a Indicação Legislativa nº 57/2019 que requereu do Poder Executivo Municipal o encaminhamento ao Poder Legislativo de um Projeto de Lei em conformidade com o anteprojeto em anexo que propôs a implantação do Sistema de Ensino do Colégio da Policia Militar – CPM nas escolas municipais de Teixeira de Freitas. Na época o vereador Sargento Berg já explicava que o projeto de difusão do sistema de ensino da rede CPM consiste na capacitação dos policiais militares da reserva, contratados pela Prefeitura Municipal, bem como a criação dos cargos de diretor militar, coordenador militar e tutores disciplinares militar.

O vereador Sargento Berg, vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, mais uma vez explicou que o projeto vai funcionar com o apoio de policiais militares da reserva remunerada, atuando como tutores disciplinares dos alunos, matriculados nas escolas contempladas. O parlamentar ainda informa que entre os conteúdos, estão instruções militares, noções de civismo e direitos humanos, aulas de cidadania e requisitos permanentes de hierarquia e disciplina. “O Colégio Militar oferece a credibilidade da corporação ao garantir ensino, proporcionando a formação integral do aluno e despertando-lhe desejo pela carreira militar”, enfatizou o parlamentar.

Ele explica que o termo de acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Bahia e o Município de Teixeira de Freitas para que fosse cedido a metodologia educacional dos Colégios da Polícia Militar (CPMs) possui também um intermédio da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Militar da Bahia. Até porque, a cooperação tem o objetivo de trazer para o município um modelo de ensino que favorece a formação cidadã de jovens e crianças.

O projeto objetiva trazer para as escolas municipais de Teixeira de Freitas uma experiência exitosa com a implantação da gestão compartilhada para proporcionar aos alunos mais disciplina, respeito e mudança de comportamento. Na avaliação do vereador, o modelo oferece aos alunos capacidade para evoluir tanto no nível educacional quanto disciplinar, porque a nova gestão vai aliar a pedagogia à disciplina, o que ajudará a formar futuros cidadãos.

A Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto passa servir de projeto piloto para o município e todos os 1.135 alunos das 34 turmas do 6º ao 9º ano matriculados continuam com vaga garantida e as mudanças serão disciplinares, melhorando, assim, os atos cívicos, uniformização e comportamento dentro e fora da escola.

Na gestão compartilhada o projeto pedagógico é comum a toda rede pública de ensino, e os militares cuidarão das questões administrativas e da disciplina, além disso, o convênio demonstra preocupação em melhorar a educação e segurança na unidade escolar, mas, também, após observar que o modelo tem dado certo na Bahia. 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui