Teixeira de Freitas aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O lançamento foi feito na noite desta quarta-feira, 10, nas dependências da Escola Municipal Vila Vargas, momento em que foram apresentadas as dez orientadoras de educação continuada.
Estiveram presentes o prefeito João Bosco, a secretaria municipal de educação Isabel Cristina, a supervisora geral do Pacto na região Minervina Reis e a coordenadora local Raqueline dos Santos.
Em Teixeira de Freitas 260 professores terão acesso ao curso de formação continuada oferecido pela Ufba e 30 coordenadores poderão participar como ouvintes. As orientadoras, que ministrarão o curso, foram selecionadas a partir de chamada pública- edital e estão em treinamento há dois meses. O Pacto é fruto de R$ 2,7 bilhões investidos pelo Governo Federal.
O pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O papel do orientador de estudo
Os Orientadores de Estudo são os formadores dos professores alfabetizadores e receberão um curso específico com carga horária anual de 200 horas, ministrado por uma universidade pública. Entre suas atribuições estão:
1- participar dos encontros presenciais junto às Instituições de Ensino Superior (IES), alcançando no mínimo 75% de presença;
2- assegurar que todos os professores alfabetizadores sob sua responsabilidade assinem o Termo de Compromisso do Bolsista;
3- ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação;
4- planejar e avaliar os encontros de formação junto aos professores alfabetizadores;
5- acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores;
6- avaliar os professores alfabetizadores cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos estudantes, registrando as informações no SisPacto;
7- efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos professores alfabetizadores;
8- analisar os relatórios das turmas de professores alfabetizadores e orientar os encaminhamentos;
9- manter registro de atividades dos professores alfabetizadores em suas turmas de alfabetização;
10- avaliar, no SisPacto, a atuação dos formadores, dos coordenadores das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados e nos municípios e do suporte dado pelas IES; e
11- apresentar à IES formadora os relatórios pedagógico e gerencial das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores.
Fonte: Ascom da prefeitura