O Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, esteve em Teixeira de Freitas para as discussões do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE). O evento das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Planejamento, foi realizado na PIBATEF, durante a sexta-feira (14) e contou com o apoio da Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria anfitriã de Meio Ambiente sob a responsabilidade de Arnaldo Ribeiro. Cerca de 150 pessoas participaram.
O zoneamento ambiental é um instrumento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81) que visa orientar o planejamento, a gestão e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, considerando as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas. As ZEEs são porções territoriais com determinadas características ambientais em comum. Teixeira de Freitas está situada no Território 07 da ZEE-BA, sendo o Território Extremo-Sul das Baixadas dos Rios Salitre e Verde/Jacaré, esta porção é caracterizada por possuir vulnerabilidade hídrica muito alta; grande concentração de cavernas e presença significativa de sítios rupestres; presença de quilombolas, pescadores e fundos de pasto.
Durante o evento, o Secretário Spengler destacou que “O Zoneamento irá nos orientar, por exemplo, nas tomadas de decisão em relação ao desenvolvimento do Estado”, e o prefeito João Bosco completou “a elaboração do ZEE é muito importante, acredito que avançamos muito. Precisamos garantir o desenvolvimento econômico, mas apenas ele não satisfaz, pois precisamos ter o desenvolvimento social como meta”.
O ZEE é um instrumento em processo contínuo de aprimoramento e atualização, que prevê uma integração progressiva de outros instrumentos de gestão ambiental e novos planos de informação como o mapeamento de cobertura vegetal, a lista de espécies ameaçadas, planos de bacia, Áreas Prioritárias para conservação e uso sustentável da Biodiversidade, Inventário Florestal, entre outros.
Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas