Oportunidade e pioneirismo. São as palavras que definem a implantação do primeiro curso Técnico de Órteses e Próteses do Estado da Bahia, que será realizado no Centro Especializado em Reabilitação CER4, em Teixeira de Freitas.
Na manhã desta segunda-feira (22), aconteceu a aula inaugural do curso, com a presença de representantes Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Fio Cruz e da Escola de Saúde Pública da Bahia.
Os 20 estudantes, que irão estudar 1 ano e 6 meses, poderão atuar em oficinas, indústrias de produção biomédica e também em hospitais e clínicas. Dependendo do seu local de trabalho, poderão ter as seguintes atribuições:
- Realização de exames e avaliação física para fins de medidas para órteses e próteses humanas, sob supervisão médica;
- Participação do projeto, confecção, ajuste e avaliação de órteses e próteses;
- Avaliação e utilização de materiais e componentes relativos à produção de órteses e próteses;
- Acompanhamento dos resultados do trabalho executado nos pacientes, atendendo a eventuais necessidades de ajustes ou adaptação, por solicitação médica.
Estiverem presentes o vice-prefeito, Yuri Fernandes, do secretário de administração, Marcelo Matos a secretária de saúde, Cristiane Cerqueira, a assessora especial, Josélia Prates, o diretor do CER4 Ailtom Varnoux, a coordenadora do curso técnico, Rosangela Gueudeville.
Gostaria de saber se tem esse curso na cidade de Feira de Santana