Teixeira: Casos de dengue caem 90%

O município de Teixeira de Freitas está fora do mapa da dengue na Bahia. O número de casos confirmados entre os anos de 2013 e 2015 reduziu mais de 90%, fruto das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, implementadas pelo Governo Municipal, via Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica. “Devemos manter o cuidado e não deixar água parada”, alerta o secretário de Saúde Eujácio Dantas.

A redução dos números é fruto do trabalho coletivo, que envolve o Poder Público, agentes de endemias e população teixeirense. No ano de 2013 foram confirmados no município mais de 2 mil casos de Dengue Clássica, a partir de então as ações de fiscalização e conscientização foram intensificadas, e o resultado é nítido com a confirmação de apenas 163 casos em 2015.

“O combate ao mosquito deve ser constante, esses números são importantes por mostrar que o trabalho está sendo feito na direção certa, mas devemos manter o cuidado e não deixar água parada”, destaca o secretário. Outro resultado positivo é que não foram confirmados, no ano de 2015, casos de Zika vírus e Febre Chikungunya em Teixeira de Freitas.

A atenção aos possíveis criadouros do mosquito deve ser constante, por isso, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, ressalta que as equipes de combate estão trabalhando normalmente, assim como a população deve reforçar o cuidado para manter sua casa e comunidade livre do mosquito. “Cada um fazendo sua parte, não deixando água parada, Teixeira vai continuar livre da Dengue e se proteger contra os outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti”, salientou.

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui