Teixeira: ‘Cabra marcado pra morrer’, proibido pela ditadura, chega ao cine clube dia 2 de junho

O Cine Clube ¨Sal na Pipoca¨ exibe nesta terça feira, dia 2 de Junho, ¨Cabra Marcado Pra Morrer¨, produção brasileira de 1964, interrompida pela ditadura e só concluída anos depois. Depois de sofrer perseguição e constantes interrupções, o filme foi concluído e viajou o mundo inteiro, ganhando vários prêmios de renome.

A exibição no dia 2 de Junho às 19:30hs, será no Galpão do Departamento de Cultura, na Rua Prudente de Moraes, próximo a Churrascaria Roda Viva, com direito a Pipoca e Refrigerante de graça.

O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais. Parte da equipe foi presa sob a alegação de “comunismo”, e o restante dispersou-se. O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé.

Elenco

Eduardo Coutinho …. ele mesmo

Ferreira Gullar …. narração

Tite de Lemos …. narrador

Principais prêmios e indicações

XXXV Festival de Berlim 1985 (Berlim/Alemanha)

Recebeu os prêmios FIPRESCI e Interfilm do Fórum de Cinema Jovem.

FesTróia – Festival Internacional de Cinema de Tróia 1985 (Setúbal/Portugal)

Recebeu o Golfinho de Ouro.

VI Festival do Novo Cinema Latino-americano 1984 (Havana/Cuba)

Recebeu o Prêmio Coral na categoria de Melhor Documentário.

I FestRio 1984 (Rio de Janeiro/RJ)

Recebeu o Tucano de Ouro na categoria de Melhor Filme, o Prêmio da Crítica, o Prêmio OCIC (Ofício Católico Internacional de Cinema) e o Prêmio D. Quixote da FICC (Festival Internacional de Cinema).

13º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado 1985 (Gramado/RS)

Recebeu o prêmio Hours Concours.

Festival de Cine Realidade 1985 (Paris/França).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui