Teixeira: Bilhetagem eletrônica para idosos começa a funcionar

A sexta-feira, 19, foi de grande comemoração para os idosos teixeirenses. O dia começou animado com alongamentos, música e café-da-manhã, e foi brindado com a entrega dos primeiros bilhetes eletrônicos para maiores de 65 anos – o que lhes dá direito à livre circulação nos ônibus intramunicipais.

Esta é uma conquista há muito tempo pleiteada, haja vista que, conforme Helena Pinheiro de Araújo, uma das primeiras a receber a carteirinha, ficar restrita à parte da frente do ônibus “machucava, era muito apertado e a gente ainda tinha que ir em pé, mesmo sem poder”. Os idosos que solicitarem a carteirinha, ao recebê-las, vão poder ultrapassar a roleta, o que não acontece com a mera apresentação da identidade.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Antônio Jorge Silva Correia, um dos focos da secretaria é “trabalhar a política de proteção ao idoso”, fazendo valer seus direitos, a exemplo do bilhete eletrônico, que garantirá o transporte com dignidade. “Agora é só alegria”, comentou Helena.

O secretário explicou também que tal política trabalha com outros eixos, como a promoção de saúde, esporte e lazer, o que tem sido buscado através da integração com as secretarias de Educação, Saúde e Esporte e Lazer.

Programa Viver na Melhor Idade

Através do programa “Viver na Melhor Idade” a política vem sendo implementada na cidade, trabalhando com ações mais específicas, como o fortalecimento dos laços familiares, informação sobre direitos, integração com a sociedade, musicoterapia e atividades físicas, buscando “o envelhecimento com dignidade”, conforme pontuou a assistente social e coordenadora da Proteção Básica, Andressa Guimarães.

A Caminhada acontecida na sexta-feira com todos os idosos atendidos pelo programa foi um exemplo – eles saíram da sede da Sec. de Assistência Social até a Praça da Bíblia – e englobou as atividades acima citadas.

O prefeito João Bosco Bittencourt esteve presente no evento e destacou que a promoção do respeito aos idosos é uma das prioridades do governo e que este é apenas o primeiro passo. Também prestigiaram as atividades o vice-prefeito, Gilberto Santos, o secretário de Finanças, Ari Vieira, a Câmara Vereadores e empresários, que apoiam o programa.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui