Teixeira: Aulas da Ufsb começam em setembro

Teixeira: Aulas da Ufsb começam em setembroA implantação da Universidade Federal em Teixeira de Freitas já pareceu um sonho distante, mas é realidade para centenas de estudantes do município e região que poderão iniciar a jornada do conhecimento perto de suas famílias. Quase 30 mil candidatos se inscreveram, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para estudar na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Os primeiros selecionados já fizeram sua matrícula e os classificados na segunda chamada do Sisu terão até 02/07 para formalizar o seu ingresso na Universidade.

O campus da UFSB foi implantado em Teixeira em 29 de novembro de 2013, em evento que reuniu o governador Jaques Wagner e o prefeito João Bosco Bittencourt e o reitor da Universidade Naomar Almeida. O modelo da UFSB, inclusivo e interdisciplinar, tem como um dos objetivos ampliar e possibilitar o ingresso ao ensino superior de qualidade à parcela da população oriunda de escolas públicas e aporte econômico insuficiente para continuação dos estudos em instituições particulares ou nos grandes centros. A descentralização do conhecimento e unificação da porta de entrada (Enem) permite que os estudantes do ensino médio concorram de maneira isonômica, possam estudar na própria cidade ou localidades muito próximas, e que ainda tenham a possibilidade de ampliação do conhecimento a partir do seu desenvolvimento individual.

Com o regime quadrimestral, os primeiros universitários da UFSB têm como previsão para início dos estudos a segunda semana do mês de setembro. O campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) receberá, inicialmente na sede da UFSB, cerca de 250 estudantes, inscritos nos Bacharelados Interdisciplinar (BI) e Área Básica de Ingresso (ABI). Posteriormente, será publicado edital próprio para ingresso dos estudantes na Rede de Colégios Universitários, cujas aulas serão meta presenciais, ampliando o acesso à Universidade em locais distintos à sede do campus. Vale lembrar que a arquitetura curricular da UFSB fomenta a produção global do conhecimento e oportuniza aos ingressantes o crescimento curricular a partir do seu próprio desempenho no ciclo inicial.

Para o campus de Teixeira de Freitas foram mais de 3 mil inscritos, para os BIs em Artes, Humanidades, Ciências, Saúde, e o ABI em Licenciaturas Interdisciplinares, cujas aulas acontecerão nos turnos vespertinos e noturnos. Importante observar que mais de 77,5% dos inscritos para o campus Paulo Freire são baianos, cuja presença expressiva é de nativos da região, ao lado de capixabas e mineiros identificados no certame.

A Universidade trouxe para Teixeira de Freitas e região a ampliação das oportunidades acadêmicas e científicas e tem papel importante, também, no seu desenvolvimento socioeconômico. A circulação de pessoas, estudantes e profissionais, permitirá o aquecimento do comércio, e, além disso, a UFSB contribuiu para a ampliação do mercado de trabalho. Os próximos meses serão intensos. As intervenções na estrutura física da sede da UFSB/Campus Paulo Freire, que fica na Praça Joana Angélica em Teixeira de Freitas serão iniciadas, e o corpo docente e técnico está sendo formado. Os professores redistribuídos de outras instituições ou selecionados através do concurso passaram por trâmites burocráticos para ingressar no corpo docente e o resultado da seleção feito hoje e publicado neste link http://www.concursos.ufba.br/resultado_edital022014_UFSB.html.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui