Com o encerramento do ano, as prefeituras começam a divulgar os balanços de gestão de 2019 e com isso a Controladoria-Geral da União pode avalizar os dados fornecidos pelos municípios brasileiros.
Segundo a avaliação feita em 2018 e atualizada em 2019, com cidades com mais de 50 mil habitantes, Teixeira de Freitas desponta como uma das 13 cidades mais transparentes do Estado da Bahia (excetuando a capital Salvador) e é a segunda do Extremo Sul do Estado.
Entre os municípios que comemoram resultados positivos, Teixeira de Freitas obteve a nota 7,92, maior do que a média dos municípios brasileiros, que é 6,5, e maior do que as cidades de Feira de Santana, Itamaraju, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Camaçari, Eunápolis, entre outras.
Segundo a Lei da Transparência (LC 131/2009), os municípios devem disponibilizar a todos os cidadãos informações sobre execução orçamentária e financeira, nos seus sites oficiais em tempo real e detalhadamente.
O prefeito Temóteo Brito comentou a conquista. “Nosso compromisso é de ser transparente com as contas. Nós administramos para o povo, e o povo merece saber onde está sendo aplicado cada centavo no dinheiro público”, disse.