Teixeira: Abertura da Semana Ambiental propõe debates sobre sustentabilidade

A Semana do Meio Ambiente foi oficialmente aberta em Teixeira de Freitas na tarde desta quarta-feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na data de 5 de junho.

Teixeira: Abertura da Semana Ambiental propõe debates sobre sustentabilidade
Equipe responsável pela organização do evento e palestrantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro destacou que “a parte mais importante desse evento é vocês, porque serão os seus multiplicadores”, ao dar início ao ciclo de palestras, que propuseram reflexão sobre importantes temas voltados ao ambiente como um todo.

A palestra ministrada pelo professor Rodrigo Diego Quoos, do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), trouxe um alerta sobre o desperdício de alimentos, resgatando conceito recorrente sobre sustentabilidade e a limitação dos recursos naturais.

“Falar de meio ambiente sempre é bom e é necessário porque a postura de preservação e respeito ao ambiente deve ser constante”, considerou a estudante do IF Baiano e participante do evento Veronice Santos da Conceição, conhecida como Vera.

Durante todo o dia, os palestrantes trouxeram à tona a própria Teixeira de Freitas, particularizando os problemas ambientais da cidade e dando sugestões para sua recuperação. No mesmo ensejo, o secretário salientou que “eu posso fazer algo pela preservação do meio ambiente, e isso já é muito e se todo mundo pensar da mesma forma faremos uma grande mudança”, despertando os presentes para a importância do descarte adequado do lixo e da diminuição da geração de resíduos.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Gilberto Santos; o vereador-presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Cordeiro, representando o Legislativo; o secretário municipal de Meio Ambiente, Arnaldo Riberio; o secretário de Indústria e Comércio, Valter Barbosa; empresários e alunos das redes pública e particular de ensino, além dos palestrantes Flávio José de Oliveira e Paulo Henrique.

Nesta quinta-feira as atividades da jornada ambiental continuaram na Praça da Bíblia, com a exposição de projetos acadêmicos e apresentações culturais, entre elas, a encenação do grupo Temat, que deixou os pequenos espectadores encantados. Muitos estudantes foram até a praça para terem acesso tanto a parte lúdica, quanto às informações de cunho ambiental. Na sexta-feira, o encerramento da semana se dará com o plantio de mudas nativas na nascente do Córrego Charqueada.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui