A 3ª Mostra Cultural dos Centros de Inclusão Social (CIS) de Teixeira de Freitas movimentou a Praça da Bíblia nesta quinta-feira (3). Durante a tarde, centenas de pessoas passaram na estrutura montada para a Praça da Copa, mas a atração não foi o futebol, o que chamou atenção e encantou os presentes foram as produções artísticas e artesanais, fruto do trabalho nos CIS.
O município de Teixeira de Freitas possui atualmente cinco Centros, todos eles participaram da Mostra, inclusive os que funcionam nos povoados. Música, dança, capoeira, maculelê, zumba, coreografia e outras atividades culturais foram as atrações do evento, que teve a exposição de diversos produtos como panos de prato, roupa de cama, flores em EVA, almofadas e outros itens, provenientes dos cursos ofertados nos CIS. Capitonê, corte e costura, crochê, trabalho com fita, artes manuais, tudo, inclusive a parte cultural, foi obra dos usuários dos CIS.
“A experiência foi ótima, com o que eu aprendi no CIS comecei a trabalhar, vender, caiu do céu”, comentou Solange Melgaço, 46 anos, que hoje trabalha como costureira e artesã. Já Eliana Costa Santos, 34 anos, afirmou que, além do aprendizado, o mais importante foi a valorização, “ver que somos capazes de produzir coisas tão bonitas”.
De acordo com a coordenadora dos CIS Agadema Oliveira, o principal objetivo dos Centros é trabalhar a autoestima da comunidade e capacitá-la para a geração de trabalho e renda, a Prefeitura, nesse processo, contribui com a oferta gratuita dos cursos e fornecimento dos primeiros materiais. “A 3ª Mostra superou as expectativas, essa oportunidade é muito importante para a valorização destas pessoas, aqui eles já venderam, receberam encomendas, o resultado foi muito positivo, recebemos muitos visitantes”, avaliou a coordenadora.
Fonte: Ascom da prefeitura