Teixeira: 2° Seminário de Planejamento Acadêmico para implantação da UFSBA

A Comissão de Implantação da UFSBA esteve na manhã de terça-feira, 23, no campus X da Uneb, em Teixeira de Freitas, para ampliar discussões acerca da criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) e para 2º Seminário de Planejamento Acadêmico, com a presença de representantes de instituições que atuam na região.

O evento contou com a participação de agentes da UFBA, Uneb, IfBaiano, SEC, Seplan, Secult e Sedic, e com a contribuição de reitores de renomadas universidades públicas, com o objetivo de apresentar o projeto de implantação, debater e esclarecer temas pertinentes e formular relatórios de grupos.

De acordo com o professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, presidente da Comissão de Implantação da UFSBA, a comissão avançou no processo de discussão na parte acadêmica político/pedagógica em que os modelos de ensino-aprendizagem estão mais definidos. “Essa é uma etapa muito técnica para que algumas das inovações previstas como, por exemplo, os colégios universitários, tenham uma articulação mais clara com a formação. Outra questão que está se trazendo para discussão é o próprio cronograma de implantação que terá que ser gradual e garantir a realização das etapas para que, diferente de outras experiências de interiorização e de expansão, não tenha um descompasse entre os cursos e os recursos, de modo que só abriremos curso onde tenha efetivamente as condições docentes, de infraestrutura, de laboratório, de equipamentos necessários”, comentou.

O seminário contou com a presença do prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco, que garante que com a vinda desse novo colégio universitário o município irá fortalecer o ensino básico, criar as condições ideais para o acesso ao ensino superior, criar o vestibular comunitário. “Estamos lutando para transformar Teixeira. De fato, em polo de educação inclusiva reconhecido, que possa movimentar nossos níveis socioeconômicos, contribuindo, assim, com a extinção da pobreza. O município estará à disposição, acompanhado de perto e interligado com o MEC para que tudo dê certo nessa implantação”, afirmou.

 

Fonte: Tatiana Novais/Sulbahianews

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui