O ano de 2013 vai ficar marcado na história cultural de Teixeira de Freitas. Já é público e notório que cultura é todo traço característico de um povo. E toda arte que acompanha essa identidade. E Teixeira de Freitas, um expressivo celeiro de talentos, teve um movimento cultural no ano, à altura das médias e grandes cidades do país.
O ano começou muito bem. Vários projetos foram elaborados e levados a efeito, começando pela exposição fotográfica: “Teixeira de Ontem e de Hoje”, pela Rua da Cultura na Festa da Cidade, pelo Salão de Artes Visuais, com mais de 5 mil visitas registradas e espaço cultural em frente, pelas mostras de teatro e palestras promovidos pelo Departamento de Cultura em escolas e pelo Seminário de Cultura acontecido na Uneb Campus X.
E no dia 8 de dezembro, em seu galpão de oficinas e outros treinamentos, Ramiro Guedes da Luz, diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal não conseguia esconder a satisfação e orgulho pessoal, que estendeu a todos os colaboradores, pelos números apresentados durante o ano. Já é público e notório que em coisas de cultura a comunidade geralmente não comparece em massa. Mas durante o ano a comunidade foi receptiva às promoções do Departamento e compareceu sempre em expressivos números. No encerramento das atividades o galpão, que comporta mais de 500 pessoas, estava repleto.
E quem foi lá, não se decepcionou. As oficinas ligadas à musica se apresentaram e deram um show, inclusive com participação entusiástica da plateia. Os presentes foram agraciados com grupo de violão, teatro e ballet. Foi a glória!.
Para 2014, são muitos os projetos, já confirmados, começando pela Oficina de Artes Cênicas que acontece em Janeiro e tem a frente um ícone do teatro, que por sinal é teixeirense, Eisenhower Moreno, hoje radicado na Europa.
Ramiro Guedes tem afirmado que o agito continua. E que a mostra de coisas culturais vai continuar semanalmente, assim como o apoio aos talentos da região. Graças ao apoio irrestrito da Municipalidade, ele tem conseguido levar a efeito todos os seus projetos. E no ano que começa, já planeja alcançar também os distritos, com todos os segmentos ligados ao seu departamento.