Teixeira: 13º BEIC apresenta o Centro de Equoterapia à nova gestão do município

Teixeira: 13º BEIC apresenta o Centro de Equoterapia à nova gestão do município. Foto: Ascom

Na quarta-feira, 17 de fevereiro, foi realizada a apresentação oficial do Centro de Equoterapia do 13° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC) ao prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo. A apresentação da equipe do Centro também foi acompanhada pelo vice-prefeito, Yuri Santos Fernandes, as secretárias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elenita Garcia Rosa Medrado, de Educação e Cultura, Regiane Chuaith Miranda, de Esporte e Lazer, Sandra Elaine Drago De Oliveira, além da diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Cláudia Leite dos Santos e da Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Maria Ivania Pereira.

Instalado no quartel do 13° BEIC, o Centro de Equoterapia teve seu início em 22/02/2018 com os primeiros praticantes. O Centro é administrado pela Associação Educativa de Inclusão e Cidadania (ASSEDIC) e oferece atendimento gratuito para toda população. Atualmente são 28 praticantes inscritos e em processo de reabilitação.

Foto: Ascom

Devido à pandemia, houve uma redução dos atendimentos para que pudéssemos seguir as normas do protocolo de segurança. Para o pleno funcionamento do Centro de Equoterapia, a equipe básica é formada por um psicólogo, fisioterapeuta e equitador. A equipe deve ser o mais ampla possível, para que possa fazer um trabalho multidisciplinar com eficácia. Atualmente, existe uma lista de espera aguardando o retorno das entrevistas e avaliações para reinício dos atendimentos de novos praticantes.

O funcionamento e manutenção do centro de Equoterapia são realizados graças às doações que são provenientes de empresários locais e membros da sociedade civil. Também são arrecadados verbas através de eventos realizados em prol do centro (leilões, bazar, feijoada entre outros).

Foto: Ascom

Durante a apresentação da equipe que coordena o centro, foram esclarecidas dúvidas referentes ao benefício do uso do cavalo para tratamento de crianças e adolescentes com deficiência física ou mental e os ganhos de qualidade de vida que esses jovens tiveram ao ingressar no projeto. Para a Senhora Ylla Farias, mãe de uma das crianças praticantes no Centro, “é fundamental a continuidade do projeto com o apoio da gestão municipal e apoio da Polícia Militar para que os jovens que são beneficiados continuem tendo qualidade de vida e inclusão social”.

O Comandante da Unidade, o Ten Cel PM Edmilton, externou ao prefeito e sua equipe a imensa felicidade em recebê-los para conhecer o centro de Equoterapia  todos os benefícios que o projeto oferece a sociedade Teixeirense. Após a apresentação oficial, o Prefeito pode perceber como uma criança com deficiência tem sua prática em uma sessão de Equoterapia de forma real.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui