Na quarta-feira, 17 de fevereiro, foi realizada a apresentação oficial do Centro de Equoterapia do 13° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC) ao prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo. A apresentação da equipe do Centro também foi acompanhada pelo vice-prefeito, Yuri Santos Fernandes, as secretárias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elenita Garcia Rosa Medrado, de Educação e Cultura, Regiane Chuaith Miranda, de Esporte e Lazer, Sandra Elaine Drago De Oliveira, além da diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Cláudia Leite dos Santos e da Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Maria Ivania Pereira.
Instalado no quartel do 13° BEIC, o Centro de Equoterapia teve seu início em 22/02/2018 com os primeiros praticantes. O Centro é administrado pela Associação Educativa de Inclusão e Cidadania (ASSEDIC) e oferece atendimento gratuito para toda população. Atualmente são 28 praticantes inscritos e em processo de reabilitação.
Devido à pandemia, houve uma redução dos atendimentos para que pudéssemos seguir as normas do protocolo de segurança. Para o pleno funcionamento do Centro de Equoterapia, a equipe básica é formada por um psicólogo, fisioterapeuta e equitador. A equipe deve ser o mais ampla possível, para que possa fazer um trabalho multidisciplinar com eficácia. Atualmente, existe uma lista de espera aguardando o retorno das entrevistas e avaliações para reinício dos atendimentos de novos praticantes.
O funcionamento e manutenção do centro de Equoterapia são realizados graças às doações que são provenientes de empresários locais e membros da sociedade civil. Também são arrecadados verbas através de eventos realizados em prol do centro (leilões, bazar, feijoada entre outros).
Durante a apresentação da equipe que coordena o centro, foram esclarecidas dúvidas referentes ao benefício do uso do cavalo para tratamento de crianças e adolescentes com deficiência física ou mental e os ganhos de qualidade de vida que esses jovens tiveram ao ingressar no projeto. Para a Senhora Ylla Farias, mãe de uma das crianças praticantes no Centro, “é fundamental a continuidade do projeto com o apoio da gestão municipal e apoio da Polícia Militar para que os jovens que são beneficiados continuem tendo qualidade de vida e inclusão social”.
O Comandante da Unidade, o Ten Cel PM Edmilton, externou ao prefeito e sua equipe a imensa felicidade em recebê-los para conhecer o centro de Equoterapia todos os benefícios que o projeto oferece a sociedade Teixeirense. Após a apresentação oficial, o Prefeito pode perceber como uma criança com deficiência tem sua prática em uma sessão de Equoterapia de forma real.