TCM envia moção ao prefeito mais velho do Brasil

Conforme foi aprovado pela unanimidade do Pleno, quarta-feira (01/02), no primeiro dia de sessão plenária de 2012, já está sendo encaminhada a Moção de Congratulações ao Prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Oliveira Souza, por ser o chefe de executivo municipal mais velho do país, com 94 anos de idade. Segue o teor da Moção, redigido pelos Conselheiros José Alfredo Rocha Dias e Raimundo Moreira

Moção de congratulações

Apresentada pelo Exmº Sr. Paulo Maracajá Pereira, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em Sessão de 1º de fevereiro de 2010.

Tomou posse no último dia 19 de janeiro próximo findo, no cargo de Prefeito do município de Dom Macedo Costa, então Vice-Prefeito Edvaldo Oliveira Souza, em face do afastamento do Titular Deraldo Barreto Piton, que veio a falecer posteriormente no dia 21 seguinte.

Por tal forma, este Tribunal de Contas dos Municípios sente-se altamente prestigiado e satisfeito, em poder contar entre os 417 municípios baianos, o de Dom Macedo Costa, que tem o Prefeito mais velho do país, contando 94 anos de idade completados no dia 12 do mesmo mês, ainda atuante e, principalmente, idealista no que diz respeito à defesa dos interesses dos seus munícipes.

O recém-empossado é padeiro aposentado, tendo exercido por quatro mandatos o cargo de vereador do município de Santo Antônio de Jesus, e durante mais quatro mandatos o mesmo cargo, no município de Dom Macedo Costa, onde vinha exercendo, há três anos, o cargo de Vice-Prefeito, assumindo a Prefeitura em face das ocorrências referidas.

Edvaldo Oliveira Souza, casado, pai de nove filhos e mais de duas dezenas de netos e bisnetos, nasceu em 12 de janeiro de 1918, no distrito de Ramos da Graça, no município de Dom Macedo Costa, região do Recôncavo baiano, distante 180 km de Salvador, com 3.700 habitantes, segundo informações do IBGE, já tendo sido apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em 2004, aos 86 anos de idade, como o Vereador mais velho do Brasil, tornando-se, agora, aos 94 anos, o Prefeito mais velho do país, um ano a mais que o Prefeito de Uraí, no Paraná, Susumo Itimura (PSDB) que morreu em 2011, com 93 anos de idade.

Filiado ao Partido dos Democratas (DEM), já se dispõe o novel Prefeito a concorrer às próximas eleições de outubro.

Na oportunidade, a par da satisfação de poder contar este Tribunal,entre os seus jurisdicionados, com o município que tem o Prefeito mais velho do Brasil, o qual, quase centenário, apresenta grande vitalidade para trabalhar pela sua gente, servindo de exemplo a todos os baianos e brasileiros, registra, ainda, esta Casa o grande orgulho de integrar seu alto Colegiado um dos filhos do homenageado, o eminente Conselheiro Fernando Vita.

A presente moção cabe ser levada ao conhecimento do festejado homem público e dos seus distintos familiares.

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui