Uma proposição assinada pelo vereador Carlos Gonçalves de Souza (PSDB), o Tazinho, e aprovada na Câmara durante o primeiro semestre de 2009 – Pedido de Providências Nº 021/2009 – volta a fazer parte do cenário das boas notícias que o Município vai vivendo neste início de 2011. Quase dois anos depois, agora como presidente do Legislativo, Tazinho vibra com a possibilidade –“bem mais viável”, disse ele – de Mucuri ser contemplada com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA).
Nesta quarta-feira, 12/01, estará visitando Mucuri a reitora do IFBA, professora Aurina Santana Oliveira, cumprindo mais uma etapa de uma série de visitas feitas às cidades baianas. Ela será recepcionada pelo prefeito Paulinho, vereadores, assessores, empresários e profissionais da Educação, às 10 horas da manhã, no antigo alojamento da Suzano Celulose, em Itabatã, área que foi doada ao Município após as obras de duplicação da fábrica, e que, agora, o Município se predispõe a doar ao IFBA para a implantação da uma unidade.
Segundo Tazinho, “não estamos aqui antecipando fatos, dizendo que a visita da reitora vai garantir a vinda do IFBA para Mucuri. A visita é cordial, mas está nos planos do Instituto ampliar sua rede de estabelecimentos no Estado”. O vereador acrescenta: “O que todos nós queremos – e o prefeito Paulinho de Tixa está consciente da importância deste momento – é que a magnífica reitora saiba que esta reivindicação já foi objeto de discussão e aprovação na Câmara dos Vereadores, e nós queremos ter a honra de possuir uma unidade do respeitável IFBA em nossa área territorial, para levar educação de qualidade aos nossos jovens e adultos que buscam uma formação profissional sintonizada com o mercado de trabalho.”
A estrutura do IFBA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho.
O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e muito mais ampla. Opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em Engenharia Mecânica. Possui, ainda, dezenas de grupos e centenas de bolsas de pesquisa. Com desenvolvimento de pesquisa aplicada, também contribui para a cultura empreendedora e tecnológica do estado.
Fonte: Câmara Municipal de Mucuri/Diretoria de Comunicação Social e Eventos