Cerca de 60 empresas que atuam com prestação de serviços na área de transportes participaram nesta semana da primeira oficina do Programa de Capacitação e Desenvolvimento Empresarial para o Segmento de Transportes no Sul da Bahia. O evento aconteceu na terça-feira, 18 de fevereiro, em Mucuri. A iniciativa, realizada pela Suzano em parceria com o Sebrae-BA, visa fortalecer a gestão e a competitividade de micro e pequenas empresas do setor de transporte.
Lançado em dezembro do ano passado, o programa de capacitação é oferecido gratuitamente para as empresas adeptas do sistema tributário Simples Nacional, localizadas em Itabatã e região, e que atuam na cadeia de suprimentos da indústria de celulose e papel no sul da Bahia.
O primeiro tema, sobre Gestão Financeira, foi dividido em dois módulos de oficina, que acontecem nos meses de fevereiro e março. Em seguida, o curso vai abordar aspectos relacionados à Tributação e Responsabilidade Social, em palestra que acontece no mês de abril. Consultorias individuais aos microempresários também fazem parte da agenda. As atividades serão encerradas em maio, com a cerimônia de reconhecimento.
Alinhado com o direcionador da empresa de gerar e compartilhar valor, o programa foi idealizado para aprimorar a gestão e estimular a visão de empreendedorismo através do conhecimento. “Como indutora do desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde atua, a Suzano busca contribuir para que os pequenos negócios que integram a sua cadeia de valor na área de transportes tenham gestão saudável e focada em resultados que impulsionem os resultados”, salienta André Brito, gerente de Relações Corporativas da Suzano.
Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.