Sustentabilidade marcará Semana do Meio Ambiente em Porto Seguro

A Semana do Meio Ambiente será comemorada em Porto seguro com muitas ações de preservação e conscientização ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente estabeleceu uma agenda de atividades junto à comunidade, a fim de estimular a formação de uma cultura voltada para o desenvolvimento sustentável no município.

O Secretário de Meio Ambiente, Élio Brasil, frisa que Porto Seguro é conhecido internacionalmente pela sua riqueza e belezas naturais. “Precisamos preservar nossos atrativos, já que nossa economia é baseada no turismo”, justifica, acrescentando que os moradores precisam de qualidade de vida e, que isso só é possível, se preservarmos nosso habitat.

Um levantamento das demandas ambientais foi desenvolvido pela secretaria, revelando que que os principais problemas registrados apontam para desmatamento da Mata Atlântica, degradação e poluição dos recursos hídricos, além de poluição sonora e visual.

A programação da Semana do Meio Ambiente contempla ações que já começaram nesta semana, com podas de árvores comprometidas por causa de cupins, colocando em risco pedestres e residências, a exemplo uma antiga amendoeira, na Praça da Bandeira, que estava oca e cheia de broca, abelhas e morcegos.

Palmeiras e coqueiros estão recebendo manutenção, com retirada de folhas secas e limpeza de ervas daninhas. Na BR 367, a partir do trecho em frente ao IFET até a rodoviária, uma limpeza está dando nova cara à entrada da cidade, por meio de capinas e plantio de flores.

Agenda verde

A partir de segunda-feira (31/5), a equipe de técnicos e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente – em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura e de Obras – fará uma limpeza no mangue, no bairro Campinho. Faixas e placas com mensagens de conscientização serão colocadas no local, a fim de promover a preservação do mangue e das espécies que dele sobrevivem.

Palestras serão ministradas para estudantes da rede municipal de ensino, na terça-feira. Os temas abordarão medidas simples para promover a sustentabilidade no dia-a-dia, como economia de água, plantio de árvores e reaproveitamento de materiais recicláveis. Ainda nesse dia, haverá reintegração de posse de áreas de proteção e conservação ambiental permanente, que foram invadidas. Nesses locais serão plantadas espécies de árvores nativas.

A programação também contempla o plantio e replantio de árvores na Avenida Getúlio Vargas. Nesse ano, a secretaria desenvolveu um trabalho de conscientização junto aos comerciantes da avenida, sensibilizando-os quanto à importância de se cuidar das mudas. “Convidamos os proprietários de lojas a serem nossos parceiros, fiscalizando e se responsabilizando pelas árvores, promovendo a proteção e molhando diariamente”, explica o secretário. Ao longo dessa que é uma das mais movimentadas vias de Porto Seguro, serão plantadas mudas de Ipê Roxo, Amarelo e Branco.

Em Arraial d’Ajuda, 500 mudas de espécies nativas serão plantadas no Parque Central, por meio de uma ação que contará com a parceria da Polícia Federal, Coelba e da empresa Veracel Celulose.

Entre também nessa luta pelo verde em Porto Seguro: plante uma árvore.

Assessoria de imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui