A circulação de ventos em todos os níveis da atmosfera, juntamente com o ar quente e úmido sobre o Brasil, tem favorecido a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o país, de acordo com publicação do portal ClimaTempo.
Desde a quinta-feira (24), a previsão era de que duas áreas de baixa pressão começariam a avançar do Sudeste, em direção ao sul da Bahia.
Entre ontem (25) e este sábado (26), as instabilidades se intensificam, deixando a região em alerta para temporais, que poderão vir acompanhados de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. São esperados altos volumes de chuva.
No domingo (27), poderão ocorrer períodos de sol, mas ainda há chuva forte prevista a qualquer momento. Já na segunda (28), a chuva intensa e persistente retorna na maioria das áreas do sul baiano.
Os dados Climatológicos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, indicam que a média de precipitação mensal acumulada para o mês de novembro é de 127,8mm (1991-2020) para a região de Vitória da Conquista e de 146,1mm para a região de Ilhéus (1961-1990), por exemplo.
Enquanto esta previsão indica que no período curto de 24 a 28 de novembro, os acumulados de chuva poderão atingir valores próximos a 150mm nestas áreas.
Fonte: ClimaTempo