Suécia garante transferênciatotal de tecnologia na venda de caças

Opresidente da Comissão de Indústria e Comércio Suécia, Mats Odell, afirmounesta terça-feira (30), no Senado, que o Brasil teria a completa transferênciados sistemas tecnológicos, caso decida pela compra do caça Sueco Gripen.“Se a nossa proposta for a escolhida vamos abrir o código fonte e o caçaGripen passará a ser um produto sueco brasileiro”, disse.

Osenador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que o governo pretende atrelar a comprade caças à possibilidade de transferência tecnológica, sendo este um fator quepode ser decisivo na aquisição dos equipamentos. Segundo Pinheiro, garantir a modernização e oaparelhamento das forças armadas brasileiras é de suma importância,bem como possibilitar a migração imediata dos dados utilizados nodesenvolvimento da tecnologia utilizada em caças. “O nosso objetivo principal égarantir a aplicação desses avanços em diversos setores como telemedicina, na comunicação,na expansão da educação para o interior do país. Tudo isso por meio de acordose pesquisas conjuntas”, explicou.

Alémde avaliar o espaço para abertura das negociações de cooperação tecnológica, avisita de Maps, que veio ao Brasil acompanhado por uma comitiva formada pordoze deputados do parlamento da Suécia, foi para conhecer a realidade deprodução de etanol no Brasil. A Suécia foi o país que mais avançou na Europa nasubstituição de combustível fóssil pelo etanol. A reunião ocorreu na Comissãode Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.

 
Fonte: Ascom do senador Walter Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui