Sudoeste da BA: Rastreamento do Câncer de Mama atende centenas de mulheres

Cerca de 700 mulheres são atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no município de Caraíbas, Território de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Para acompanhar de perto a ação, o governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, visitarão a cidade neste sábado (17) às 9h.

Os procedimentos iniciais são realizados em unidades móveis, que já estão na Praça Exupério Silva, na sede do município, desde o dia 14 de maio e permanecem até segunda-feira (19), atendendo 668 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença.

As unidades são equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia.

O programa já percorreu 207 municípios das 12 Regiões de Saúde de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié, Itabuna.

 

 

 

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui