Nutricionista diz que banana, maçã, abacaxi, laranja, açaí e abacate são os produtos ideais para garantir energia
Terminada a maratona do Carnaval, é hora de voltar as atividades normais. Para quem ainda vai precisar de um tempo para resgatar a disposição, a nutricionista e mestre em Ciência do Alimento, Renata Oliveira faz algumas sugestões que prometem recuperar o fôlego de quem não se poupou nos últimos dias.
“O carnaval é um momento festivo que requer energia para aproveitar todo o período longe do cansaço e da indisposição, e para isso, alguns pensam logo em associar à alimentação e à hidratação normal, as bebidas isotônicas, os energéticos como o guaraná em pó ou até mesmo os refrigerantes, sucos industrializados e a cerveja”, ressalta a especialista.
Ela destaca que é necessário tomar muito cuidado ao ingerir os produtos citados, pois alguns grupos em especial têm contra indicação, como por exemplo os hipertensos e cardiopatas. “As bebidas isotônicas apresentam grande quantidade de sódio em sua constituição, assim como os refrigerantes e sucos industrializados, especialmente na versão “ZERO””, esclarece.
Para equilibrar o organismo, a dica é manter a hidratação por meio do consumo abundante de água e associar à hidratação os chamados sucos “energéticos”. “Eles são capazes de fornecer carboidrato complexo como fonte de energia, não rapidamente utilizável, o que justifica a sua indicação, por contribuir com a sua disposição por mais tempo”, ensina, a nutricionista, salientando que banana, maçã, abacaxi, laranja, açaí, abacate são os produtos ideais para garantir essas energia.
“Quando estes alimentos são associados a fontes de fibras e de micronutrientes que melhoram a absorção dos carboidratos, como as vitaminas do complexo B, bem como o cálcio, o fósforo e o potássio que contribuem com os batimentos cardíacos e com o trabalho dos músculos, melhoram ainda mais a qualidade do que está sendo consumido”, diz. Ela ensina que as frutas misturadas com linhaça, couve, hortelã, gengibre, salsinha o gérmen de trigo, água de coco, entre outros resultam em sucos energéticos e muito nutritivos.
Carmen Vasconcelos/Correio