Com sua inspiração na cultura indígena regional, o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro chegou ao fim, sendo considerado de grande sucesso pelo público, empresários e organizadores. O evento teve início no dia 30 de junho e teve sua confraternização de encerramento nesta sexta-feira, 30 de julho.
Ao todo, a clientela local e turística pôde degustar 97 pratos inscritos, de 60 estabelecimentos. O incremento na economia local foi de quase meio milhão de reais (exclusivamente com os pratos inscritos). Os números também foram expressivos no engajamento em redes sociais: quase 960 mil pessoas alcançadas, um milhão de impressões nas postagens.
O Festival
Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Prefeitura de Porto Seguro, Sebrae e Senac, o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro resgatou a influência indígena na culinária regional através de criações ou releituras de pratos criados por chefs, que mesclaram as gastronomias tradicional e contemporânea.
O festival aconteceu em formato híbrido, tanto nos restaurantes quanto em sistema de delivery, com programação online no Instagram e YouTube, através de uma web série com a participação de chefs locais.
Confira os pratos destaques:
O olhar dos organizadores
Para Alex Di Pasquale, conselheiro-presidente da Abrasel, a realização foi de grande importância para uma região que tem a gastronomia como motor pulsante para o turismo. “É muito importante assistir a essa retomada de atividades, com bares e restaurantes participando do Festival Raízes e outros previstos. Estou muito feliz vendo estes estabelecimentos se reerguendo. Sucesso pra todos”, disse.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, comentou sobre o sucesso do evento. “Temos resultados muito positivos. É uma satisfação poder atender a esse universo empresarial. Nossa meta era atender 50 empresas, mas extrapolamos a 60 participantes. É um evento em que o empresário ativa suas possibilidades, criando, inovando, capacitando sua equipe. É um legado para a sociedade como um todo”, destacou.
Nanci Costa, gerente do Senac, comemorou o fato do Festival ter batido suas metas e cumprido sua missão para com os verdadeiros interessados: os estabelecimentos gastronômicos. “Ficou ratificada a quão significativa é a nossa gastronomia, da Costa do Descobrimento. Todos os processos foram bem qualificados. Acreditamos que todas essas ações eleva a qualidade dos serviços”, enfatizou.
O vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Onishi “Tôa Tôa”, elogiou todos os participantes do evento e celebrou o ineditismo em derrubar “muros invisíveis” entre as diferentes localidades do município, que se uniram em prol do sucesso da retomada turística.
“Muitos empresários estavam temerosos por causa da pandemia, mas acredito que, com essa unidade, recuperaremos a totalidade do movimento turístico em nossa cidade. A intenção é, para o ano que vem, trazer o festival para dentro do aniversário do Brasil: uma grande oportunidade de alavancarmos mais 30 dias de temporada”, informou.
Presenças
No evento de encerramento, estiveram presentes ainda: a equipe da Prefeitura Municipal, incluindo o secretário de Agricultura, dr. Renovato; Vinicius Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH) Extremo Sul; Flávia Goroni, gestora de Projetos de Turismo; os avaliadores dos pratos Karla Rodrigues e Joaldo Farias; empresários e parceiros do evento.