Sucesso do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro é comemorado por empresários e organizadores

Sucesso do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro é comemorado por empresários e organizadores. Foto: OSollo

Com sua inspiração na cultura indígena regional, o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro chegou ao fim, sendo considerado de grande sucesso pelo público, empresários e organizadores. O evento teve início no dia 30 de junho e teve sua confraternização de encerramento nesta sexta-feira, 30 de julho.

Vinícius Oliveira, vice presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Hotéis Extremo Sul da Bahia (ABIH); Nanci Costa, gerente do Senac; Jadilson Moraes, diretor geral da Rede Sollo de Comunicação e Alex Brito, gerente regional do Sebrae. Foto: OSollo

Ao todo, a clientela local e turística pôde degustar 97 pratos inscritos, de 60 estabelecimentos. O incremento na economia local foi de quase meio milhão de reais (exclusivamente com os pratos inscritos). Os números também foram expressivos no engajamento em redes sociais: quase 960 mil pessoas alcançadas, um milhão de impressões nas postagens.

O Festival

Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Prefeitura de Porto Seguro, Sebrae e Senac, o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro resgatou a influência indígena na culinária regional através de criações ou releituras de pratos criados por chefs, que mesclaram as gastronomias tradicional e contemporânea.

Paulinho Toa Toa, vice-prefeito e secretário de Turismo com sua equipe da Sectur. Foto: OSollo

O festival aconteceu em formato híbrido, tanto nos restaurantes quanto em sistema de delivery, com programação online no Instagram e YouTube, através de uma web série com a participação de chefs locais.

Confira os pratos destaques:

O olhar dos organizadores

Para Alex Di Pasquale, conselheiro-presidente da Abrasel, a realização foi de grande importância para uma região que tem a gastronomia como motor pulsante para o turismo. “É muito importante assistir a essa retomada de atividades, com bares e restaurantes participando do Festival Raízes e outros previstos. Estou muito feliz vendo estes estabelecimentos se reerguendo. Sucesso pra todos”, disse.

Alex Di Pasquale, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Foto: OSollo

O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, comentou sobre o sucesso do evento. “Temos resultados muito positivos. É uma satisfação poder atender a esse universo empresarial. Nossa meta era atender 50 empresas, mas extrapolamos a 60 participantes. É um evento em que o empresário ativa suas possibilidades, criando, inovando, capacitando sua equipe. É um legado para a sociedade como um todo”, destacou.

 

Alex Brito, gerente regional do Sebrae proferindo suas palavras. Foto: OSollo

Nanci Costa, gerente do Senac, comemorou o fato do Festival ter batido suas metas e cumprido sua missão para com os verdadeiros interessados: os estabelecimentos gastronômicos. “Ficou ratificada a quão significativa é a nossa gastronomia, da Costa do Descobrimento. Todos os processos foram bem qualificados. Acreditamos que todas essas ações eleva a qualidade dos serviços”, enfatizou.

Nanci Costa, gerente do Senac de Porto Seguro. Foto: OSollo

O vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Onishi “Tôa Tôa”, elogiou todos os participantes do evento e celebrou o ineditismo em derrubar “muros invisíveis” entre as diferentes localidades do município, que se uniram em prol do sucesso da retomada turística.

Paulinho Toa Toa, vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro. Foto: OSollo

“Muitos empresários estavam temerosos por causa da pandemia, mas acredito que, com essa unidade, recuperaremos a totalidade do movimento turístico em nossa cidade. A intenção é, para o ano que vem, trazer o festival para dentro do aniversário do Brasil: uma grande oportunidade de alavancarmos mais 30 dias de temporada”, informou.

Presenças

No evento de encerramento, estiveram presentes ainda: a equipe da Prefeitura Municipal, incluindo o secretário de Agricultura, dr. Renovato; Vinicius Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH) Extremo Sul; Flávia Goroni, gestora de Projetos de Turismo; os avaliadores dos pratos Karla Rodrigues e Joaldo Farias; empresários e parceiros do evento.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui