Os bairros do subúrbio ferroviário só começaram a tomar corpo a partir do início deste século. Dentre esses bairros, deve ser feita uma exceção a Plataforma, que, devido à instalação, em 1866, da Fábrica de Tecidos São Brás, já possuía uma aglomeração constituída, em parte, por operários da própria fábrica. O bairro de Periperi, especificamente, tem sua gênese vinculada à presença de uma oficina ferroviária ali instalada em 1920. Esta oficina se destinava ao reparo de vagões e locomotivas, empregando, para isso, um certo número de operários.
Já o atual bairro de Paripe surgiu no local onde, no final do século passado, existia uma fazenda. Nesta fazenda, havia um pequeno fabrico de azeite de dendê e uma olaria, que servia não só à fazenda, como também ao pessoal das redondezas. Paripe já possuía uma estação ferroviária e constituía, também, ponto de desembarque do gado que procedia do interior por via férrea.
Os proprietários industriais criaram loteamentos em áreas próximas à praia de Tubarão, interessados em veranear no local. A Base Naval de Aratu, por sua vez, distribuiu 460 lotes aos seus funcionários. Para completar, o Estado intervém no local, instalando serviços de infraestrutura urbana e construindo, em 1969, 389 casas através da URBIS. O Estado assume, então, uma postura de agente remodelador do espaço urbano. Terminada a década de 60, o bairro de Paripe já estava completamente consolidado, com as residências construídas, na maioria das vezes, em locais pré-estabelecidos devido aos loteamentos existentes, e ruas tomando uma forma radial, com a estação ferroviária ocupando o centro. Porém, o bairro sofria as carências de infraestrutura. Aliás, a deficiência de serviços urbanos afetava a todos.
Devido à “inchação” recente do espaço urbano de Salvador, a ação do Estado está cada vez mais patente através da instalação de infraestrutura urbana e de serviços, e da construção de conjuntos habitacionais nas áreas distantes do centro da cidade. Dentre as instalações de infraestrutura, merece destaque, neste trabalho, a construção da Avenida Suburbana, ligando o bairro da Calçada a Paripe, sendo articulada com a BR 324 através da BA 528. A Avenida Suburbana foi construída ao lado da via férrea em 1970 e desempenha um papel fundamental de ligação dos bairros suburbanos com o contexto urbano da cidade. A população suburbana continua crescendo, inclusive com a proliferação de invasões urbanas em diversos bairros. No que se refere ao crescimento demográfico, os bairros suburbanos de Paripe e Periperi vêm crescendo bastante a partir da década de 40, quase sete vezes mais que o crescimento de Salvador.
O bairro de Paripe foi um dos maiores receptores de operários que trabalhavam nas indústrias próximas à capital. A BA 528 passou a ligar o bairro de Paripe à BR 324 e ao CIA, através da via periférica, possibilitando o aumento de opções para se chegar ao centro da cidade e à área industrial. Hoje, a Avenida Suburbana está, na minha visão, abandonada. Afinal, viver demanda luz, segurança e edificações belas.