Na semana passada três escolas do estado do Amazonas começaram a receber internet da Starlink, empresa de conexão via satélite fundada por Elon Musk. Há cerca de quatro meses o empresário havia prometido conexão para 19 mil escolas rurais no país.
A conexão começou na Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, em Careiro da Várzea, as unidades estaduais Januário Santana e Nossa Senhora do Rosário, em Manacapuru, também receberam o sinal.
A primeira unidade escolar conectada foi visitada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, junto com o CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell. Elon Musk também participou remotamente do encontro via videochamda, inaugurando o uso da internet no local.
Faria relatou que foram investidos quase R$ 10 bilhões para instalação do gateway [a porta de entrada] da Starlink em Manaus, capital do Amazonas.
“É um investimento alto, mas que faz com que as pessoas possam se realizar. Eu me realizo como ministro ao saber que estão conectando as escolas e essas crianças que ontem não tinham nada, imagina pro dono da empresa, isso é algo extraordinário”, disse o ministro.
Fábio Faria ainda contou que o sinal de internet que a escola de Careiro da Várzea recebe é maior do que a da rede de internet móvel 4G. E, segundo o ministro, o satélite que beneficia a escola do Amazonas foi uma doação da Starlink.
“Quando eu falei com Elon Musk pela primeira vez, ele disse que o que o move é isso, poder chegar em comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, levar conexão em lugares remotos. É um investimento alto, mas que faz com que as pessoas possam se realizar”, contou.
Fonte: Olhar Digital