“O SAC com fila não é SAC”, respondeu o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, ao ser indagado pela queda de qualidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão durante entrevista em emissora de rádio de Salvador, na manhã desta segunda-feira (02/08).
Responsável em seu primeiro governo pela implantação do sistema de atendimento que revolucionou o serviço público, sendo adotado em outros estados, exportado para outros países e premiado pela ONU, Paulo Souto disse que o atual governo está conseguindo destruir até o SAC, prejudicando a população baiana.
O candidato democrata, no entanto, anunciou que, no caso de eleito, pretende resgatar e melhorar a qualidade do serviço e lançar mais uma inovação. “Vamos lançar o SAC Net”, divulgou. A proposta consta em seu programa de governo.
Segundo Souto, o SAC Net é a segunda e natural etapa do SAC e segue o conceito de “gastar menos com o governo e mais com a população”. “Vamos implantar o SAC Net, reunindo e estendendo todos os serviços da administração pública para o ambiente Web”, informa, acrescentando que o objetivo é aproximar cada vez mais o cidadão do governo.
“Com os recursos da tecnologia da informação e comunicação (TIC), a prestação do serviço público chegará ao cidadão a qualquer tempo e onde quer que este se encontre, por seu computador pela internet ou telefone e em centros tecnológicos e de atendimento, como o próprio SAC, por exemplo”, explica Souto.
Dentre as diversas áreas do serviço público que comportam essa modernização de imediato, Paulo Souto menciona os exemplos do registro eletrônico das ocorrências policiais, com disponibilização da cópia pela internet, a solicitação remota da 2ª via da cédula de identidade e o acompanhamento do processo de seu interesse nas instâncias policiais.
“A meta é facilitar a vida do cidadão na relação com o governo e em todas as áreas da administração pública, abrangendo, além da Segurança Pública, Saúde, Educação, Empregos, Desenvolvimento Social e outras, inclusive o acompanhamento, para fins de controle social, de todas as ações, projetos e contratos em execução no âmbito estadual”, diz o ex-governador.
Para facilitar o acesso ao SAC Net de populações carentes e da zona rural, Paulo Souto diz que o governo estadual vai apoiar as ações federais de universalização da tecnologia de banda larga, para a superação da exclusão digital.
“Mas, mesmo antes disso, buscaremos oferecer o mais próximo possível dessas populações instrumentos como caixas eletrônicos interativos, que lhes permitam a um só tempo participar e usufruir dessa modernização dos serviços públicos e exercitar de forma mais plena seus direitos de cidadão”, explica o candidato democrata.