Sorteio das residências do Minha Casa Minha Vida emociona famílias

“Estou realizando meu sonho: ter minha casa própria”, disse a cadeirante, Fátima Cruz Lima, emocionada em ser a primeira sorteada para adquirir o endereço de sua residência na Vila Valdete Alves, do Programa Minha Casa Minha Vida. Ela receberá a casa toda adaptada para ter acessibilidade e conforto, a Rua Pero Campos Tourinho, nº 113.

O sorteio de 484 endereços das casas para os contemplados no programa aconteceu em entusiasmada reunião na manhã dessa terça-feira (13/9), no centro de Cultura de Porto Seguro.

Essas famílias, assim como outras 9.500 foram cadastradas pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em 2009. Essa documentação foi encaminhada para a agência da Caixa Econômica, que realizou estudo sobre a documentação e, de acordo com seus critérios, aprovou duas mil. A construção do conjunto habitacional, no Parque Ecológico, iniciou em 2010.

As próximas etapas de sorteios serão em outubro, quando mais mil famílias serão contempladas. Finalizando, a quarta etapa de sorteios entregará 490 endereços até o final do ano.

Esse programa do governo federal, em parceria com Prefeitura de Porto Seguro e Caixa Econômica, visa moradia digna à famílias de baixa renda por meio de financiamento com a menor taxa de juros da história do Brasil. As prestações devem ser quitadas em dez anos, com prestações de R$ 50,00 ou até 10% da renda de famílias que recebem R$1.600,00.Após os sorteios, a Caixa Econômica vai convidar os contemplados para assinatura dos contratos, e a Prefeitura fará uma grande festa para a entrega das chaves.

A assessora política, Marizélia Costa, convidou o prefeito para fazer uma oração agradecendo a Deus por essa conquista e, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, destacou que o governo Abade segue a linha de cuidar de quem mais precisa, por isso, o empenho para a construção desse residencial de sucesso.

Abade comemora conquista de duas mil casas

A princípio, Porto Seguro receberia apenas mil casas, mas o prefeito Abade foi até Brasília, encontrar-se com o presidente Lula, solicitando-o mais unidades residenciais, conseguindo a autorização do presidente para mais mil unidades. “Ao todo são duas mil casas. Apenas três cidades na Bahia conquistaram esse número de residências pelo programa”, anima-se o prefeito, Abade, ao expressar sua satisfaçaõ em trazer moradia digna para a população.

Sua preocupação foi levar qualidade de vida para essas famílias, que irão morar em residências seguras, em local hoje privilegiado. O prefeito destaca que no local está sendo construída uma escola modelo, com piscina, anfiteatro, cinema, teatro e linha pedagógica de primeiro mundo. Assim como também será construída uma creche para atender 500 crianças e sede da Apae, bem como, nas proximidades, está sendo erguido o Sesc, além de haver, uma fábrica de calçados que emprega, hoje, 105 famílias.

Sob muitos aplausos, o prefeito foi convidado a dar início ao sorteio, organizado da seguinte forma: duas urnas, sendo uma com os nomes dos contemplados e a outra com os endereços. Cinco voluntários e a analista da Caixa Econômica, Juciléia Nunes, acompanharam todo o sorteio, garantindo sua transparência.

Prestigiaram o evento, o gerente da agência da Caixa Econômica local, José Ferreira; cmdt da PM, Ten. Cel, Alfredo Nascimento; os vereadores Enildo da Gama (Roló) e Marcos Rodrigues (Aurora); e o secretariado muninicipal.

 

Fonte: Verônica Menezes / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui