Solitude

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1.35)

Nesse nosso mundo hiperconectado, solitude, reflexão, um tempo de calma e oração normalmente faltam na rotina de muitos de nós. Mas não deveria. Precisamos de solitude, de um momento para realinhar e acalmar-nos diante da vida. Tanto quanto sons, o silêncio é necessário. Jesus, o Filho de Deus, perfeito em intenções e atitudes, não abriu mão desses momentos. O mundo, a vida, por causa do pecado, não é um ambiente que somente nos faz bem, fortalece e instrui. Estamos sujeitos a erros, a ferir e a ser feridos, a não compreender e a não sermos compreendidos, a rejeitar e a sofrermos rejeição. A lista pode ser bastante longa, indicando experiências e fatos que podem tornar dura e triste a vida do outro e a nossa. Deus nos ama e veio a nós. Ele nos deu o Seu Espírito, que é o Parákletos, que guia, auxilia, instrui, orienta, consola. Precisamos para para ouvi-lo e aprender a lidar melhor com a vida.

Como você, eu sei que é bem mais fácil falar do que fazer. Há tantas mensagens chegando no WhatsApp, há tantas novidades chegando no Instagram, no YouTube e no FaceBook… somos tão intensamente solicitados e provocados pelas redes sociais, que nossa cérebro se acostuma algo que o provoca o tempo todo. Os pensamentos seguem fluxos que nos parecem descontrolados e quando nos damos conta estamos mergulhados numa multidão de vozes, demandas e ideias. Fica cada vez mais difícil encontrar o caminho para um lugar deserto. Mas precisamos, pois precisamos nos ouvir, identificar o sentido do que nos habita, avaliar as nossas motivações, intenções, medos e anseios. Precisamos ouvir Deus e deixar que Ele nos fale sobre nós, sobre Si e sobre a vida. A falta disso nos corrompe.

Devemos pedir ajuda a Deus. Pedir aos Espírito Santo que nos guie a um lugar deserto e nos instrua em nossa experiência de oração. Precisamos recuperar o controle sobre nossa mente e buscar a saúde de ouvidos sensíveis à suave voz do Deus Todo Poderoso. Precisamos acalmar a alma e coloca-la em conversa com o Deus que nos ama incondicionalmente, cuja graça faz melhor a vida. Reveja sua agenda. Lute por esse lugar de calma. Invista em sua fé e espiritualidade. Deixe um pouco de lado seu celular, seu computador, seu trabalho. Dedique um tempo somente para você estar com Deus e aprender a estar inteiramente lá. Creio que Ele quer nos ajudar e não nos negará o que for necessário. Creio que na agenda divina há espaço a ser dedicado a cada um de nós, quantas vezes o solicitarmos. Mas ainda assim será preciso nosso esforço, dedicação e compromisso. Valerá a pena. Comece hoje. Não deixe para amanhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui