Sob os cuidados de Deus

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Quem, em algum momento, não leu este texto assumindo-o completamente para si? Quem, em algum momento, não recebeu este texto de alguém como uma palavra de conforto e afirmação da presença e dos propósitos de Deus? Este texto é bastante presente no cotidiano da vida de fé. E deve ser, pois é muito precioso.
Os israelitas estavam em cativeiro e nutriam o desejo de ver a manifestação de Deus. Profetas entre eles confirmavam a expectativa de que aconteceria uma reviravolta na história. Mas outros, entre os quais Jeremias, pregavam em sentido contrário. Deus estava cuidando deles sim e tinha bons propósitos para seu futuro, mas iriam permanecer em cativeiro. Seria preciso atravessar o vale difícil. Temos dificuldades em crer no cuidado de Deus quando as cosias não são como gostaríamos!
Há pessoas que, diante de dores, problemas e provações, imediatamente caem em culpa e angústia, deduzindo que, se algo ruim está acontecendo com elas é porque pecaram. E então Deus as está punindo. E as vezes pecaram mesmo! E, não é incorreto pensar que nossos pecados podem trazer tempos difíceis para nós. Mas não é exatamente bíblico concluir que, se algo ruim nos chega, isso é uma punição de Deus por nossos pecados. Isso é mais religioso do que cristão.

Se Deus fosse nos punir toda vez que pecamos, viveríamos sob o peso de dores e tragédias. Somos pecadores e entendemos muito pouco sobre pecado. Aprendemos em nossa cultura religiosa a supervalorizar alguns pecados, especialmente os relacionados a sexo. E então tentamos não praticá-los. Mas ao mesmo tempo somos cegos para pecados como injustiça, desamor, desrespeito, julgamento, preconceito, e os praticamos como se Deus não se importasse. Esses são pecados muito sérios, mas não aprendemos isso! Achamos que estamos bem porque não fizemos os pecados feios e vivemos acomodados aos demais, não apenas feios, mas cruéis. Louvado seja Deus pois Ele é misericordioso. Mas precisamos amadurecer pois a ilimitada paciência de Deus às vezes revela algum limite.

Dores e problemas podem decorrer de pecados, pois tudo na vida produz consequências, boas ou runs. Pecados são o tipo de coisa que produz consequências ruins. Mas coisas ruins podem decorrer das naturais inseguranças e incertezas desse mundo. Um câncer ou uma doença autoimune servem como exemplo. Podem também decorrer coisas ruins da irresponsabilidade ou desamor de pessoas que acabam levando outros a sofrimentos. Sermos atingidos por essas possibilidades significa que Deus se descuidou de nós? Não! Ele jamais se esquece ou se descuida. Esta vida é incerta. Nós pecamos e erramos. Circunstâncias se combinam e podem nos atingir. Temos dores que podem vir de fora ou vir de dentro. Há as que podemos entender as suas causas e outras que não. Há as passageiras e há as dores persistentes. Em meio a tudo e qualquer situação, sempre será verdade: Deus é quem sabe os pensamentos que tem para conosco; pensamentos de bem e não de mau, para nos da um futuro e uma esperança! Jamais duvide disso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui