Sindiacscer completa 8 anos de existência

Fotos: Divulgação

O Sindiacscer ( Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias de Eunápolis e Região) é uma entidade que foi formada ainda no dia 10 de Julho de 2009, o mesmo surgiu a partir de uma mobilização que ocorreu em 13 municípios – Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Santa Luzia, Camacã e Pau Brasil, onde teve como principal protagonista, o atual Coordenador Geral,  o Sr° Tobias Albino dos Santos, Agente Comunitário de Saúde do município de Eunápolis, que na época era militante da PJ – Pastoral da Juventude.

O mesmo realizou uma longa peregrinação de cidade a cidade se reunindo e dialogando com os trabalhadores e suas representações, a qual muitos estavam organizados a partir de associações, e logo demonstraram interesses em partir para mais esta árdua jornada, construir uma entidade organizada e forte, capaz que fazer enfrentamentos em busca dos direitos da categoria. Logo inúmeras lideranças foram surgindo, como em Porto Seguro, destacamos Reinan Ribeiro, que é atual vice-coordenador, Marineis Cagy, Marlene Pires, em Eunápolis, Eva, Vanilda, em Guaratinga, Igor, em Itabela Fábio Junior, em Itagimirim, Zé Marcos, Vanessa, Shirley, em Santa Cruz Cabrália, Paulo Pellegrini, em Belmonte, Jota, em Canavieiras Ana Maria Silva, Adriana e Vancleudes, em Itapebi Muriele e Hildes, em Camacâ Fransergio, Celinha e tantos outros que se dispuseram e doaram seu tempo para que nascesse a esperança de dias melhores para os Agentes Comunitários e Agentes de Combate as Endemias de Eunápolis e Região.

Aquele ano de 2009, foi um ano muito difícil para estes trabalhadores(as), pois o Governo Federal, apenas liberava uma pequena ajuda de custo para os municípios, mesmo assim dando total autonomia para que os gestores utilizasse esta verba do jeito lhe convinhessem, com isso os a categoria sofria com baixos salários, a situação de trabalho era das piores possíveis, a precarização destes trabalhadores(as) estava presente em todo o sul e extremo sul da Bahia. Este foi o cenário encontrado no ano de 2009. Após inúmeros encontros e discussões, chega o grande dia, o dia da Fundação, 10 de Julho de 2009, no município de Eunápolis, com a presença de mais de 1500 trabalhadores(as).

O Sindiacscer acaba de comemorar 8 anos de existência, e muitos direitos conquistados, o mesmo vem se destacando e sendo referência no Estado da Bahia, possuindo 7 planos de carreiras aprovados e outros direitos garantidos, como Insalubridade, PMAQ, PQA-VS, e outros. O Sindiacser é o único que conseguiu este feito no Brasil, ter uma Base Sindical com mais de 50% dos municípios com estes direitos garantidos em leis. De acordo com o coordenador geral – Sr° Tobias Albino dos Santos, “Estes avanços só foi possível com a união de todos os trabalhadores(as) e com uma organização fortalecida, além de boas lideranças”. Para o vice-coordenador Reinan Souza Ribeiro, “O Sindiacscer é um sindicato necessário no extremo sul da Bahia, e tem um papel muito importante na luta contra a opressão dos gestores sobre os Agentes de Saúde”.

A luta da categoria da categoria continua, pois só a luta transforma a vida, e o Sindiacscer esta nesta luta para que o dia de amanhã seja melhor que o dia de hoje.

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui