Simpósio de Atividades Farmacêuticas bate recorde de público

O Simpósio de Atividades Farmacêuticas contou com um público recorde na sua décima edição, que aconteceu no último sábado (28). Anualmente o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) realiza este evento já consolidado na agenda da autarquia.
O tema escolhido para esta edição foi “A Atuação do farmacêutico na oncologia” e contou com a presença de, aproximadamente, 450 pessoas, entre profissionais e estudantes do curso de farmácia.
A abertura do simpósio foi realizada pelo presidente do CRF-BA, dr. Mário Martinelli Júnior, e contou com a presença do dr. Altamiro José do Santos, conselheiro federal, e da dra. Fátima Souto, coordenadora da atividade. “Estamos, hoje, com recorde de público, o que nos deixa muito felizes, em um evento como este. O tema escolhido tem como objetivo informar, direcionar estudantes e profissionais farmacêuticos. É preciso que tenhamos farmacêuticos capazes e habilitados para exercer a atividade com bastante maestria”, ressalta o presidente do CRF-BA, dr. Mário Martinelli Júnior.
Já a coordenadora do evento, a frente do Simpósio há 10 anos, falou dos temas abordados nos anos anteriores.”Nas outras edições, falamos sobre farmácia estética, atenção farmacêutica, farmácia industrial, comunitária e muito outros temas de grande importância para a categoria. Nosso intuito é de informar aos colegas que estão chegando no mercado e ajudá-los para um caminhar especial”.
Teve gente que veio de longe para o evento. “estamos aqui pela primeira vez para prestigiar o evento. Particularmente vim pelo tema a atuação do farmacêutico na oncologia”, diz a estudante Adriele Silva, da Faculdade Maria Milza, de Governador Mangabeira.
Para abrir nosso ciclo de palestras, o professor Gildomar Lima Velasques falou da “Intervenção do farmacêutico no tratamento oncológico: como prevenir as interações”. “Nós temos uma necessidade muito grande da atuação do farmacêutico. Ele sabe das atribuições clínicas, mas surge a dúvida de como vai fazer, o que vai fazer, como trabalhar a semiologia. E uma das atribuições clínicas é a avaliação das interações medicamentosas”.
Em seguida, o professor Genário Oliveira Santos Júnior falou sobre o acompanhamento farmacêutico em pacientes adultos. Para finalizar a manhã de atividades, a professora Alanda Cristina falou sobre o acompanhamento de pacientes pediátricos.
Dando continuidade a programação, Dra. Flávia Leite falou da residência em oncologia, deixando muita gente com um gostinho de “quero mais”. Já Dra. Mara Zélia de Almeida abordou o tema “Fitoterapia: como pode auxiliar pacientes em tratamento oncológico”. Para finalizar nosso ciclo de palestras com chave de ouro, o professor Victoriano José Garrido Filho nos encantou com a palestra “Motivação é o melhor remédio!”.
O 10º Simpósio de Atividades Farmacêuticas, aconteceu no Portobello Ondina Praia Hotel, em Salvador.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui