“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.14 e 17)
Quantas coisas já sabemos… mas não vivemos. Sabemos mais sobre como cuidar de nossa saúde do que de fato, cuidamos. Espiritualmente também somos assim: vivemos em descompasso. Talvez isso explique porque conhecemos pouco da felicidade de estar verdadeiramente andando com Jesus. Falamos sobre a graça, mas ainda vivemos angustiados com a lei. Em lugar de leveza e suavidade, nossas atitudes revelam que estamos debaixo de peso e aprendendo agressividade. Precisamos aprender a lição da toalha em volta da cintura. A igreja tem líderes demais. Ela precisa de servos. O mundo produz competidores, a igreja precisa gerar cooperadores.
As vezes pensamos em coisas complicadas e distantes de nós como sendo as que deveríamos fazer para servir. Pensamos em mudar tudo, revolucionar a vida. E como são coisas grandes e difíceis, nada fazemos. Ficamos apenas na intensão. Gostaríamos de ser servos, mas não nos tornamos um. E boas intenções acabam sendo levadas pelo vento. Se queremos servir, simplesmente comecemos. Diga não ao orgulho e sentimento de grandeza. Ajude, limpe, ensine o que sabe, coloque-se à disposição. Faça as coisas pequenas, faça algo apenas pelo prazer de contribuir. Olhe para sua igreja: onde há necessidade de voluntários? Sirva! E servindo, tenha um compromisso firme. Bloqueie sua agenda, por que servir é coisa séria! Não é algo para fazermos porque não temos nada a fazer.
Desenvolva a atitude de ser amável. Bons servos são pessoas amáveis. Elimine todo preconceito que possa haver em seu coração. Respeitar as pessoas é um grande serviço e tão necessário em nosso mundo! Apoie sua igreja. Esteja presente e seja um porta-voz para acolher e incluir os que chegam. Não espere um convite, pois se você é seguidor de Jesus, você tem uma missão. E será feliz se a cumprir. Se cada um de nós escolher servir, todos nós seremos abençoados e nenhum de nós será sobrecarregado. Olhe para si mesmo: há uma toalha em volta de sua cintura? Se não, coloque-a imediatamente. Comece já. É assim que nascem os servos. E se você perseverar e fizer de seus dias oportunidades para servir, um dia poderá se formar na escola de Jesus e receber a mais alta patente: servo.