Simplesmente cristãos

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1-2)

A carta de Paulo aos Romanos capitulo 12, tem sido muito especial para mim, particularmente nos últimos dois anos. Talvez quatro ou cinco vezes nestes últimos anos este texto me atraiu e falou-me profundamente. Creio que Deus vai guiando e trabalhando de forma persistente e consistente conosco e as Escrituras tem um papel central em se tratando de ouvirmos Deus. Admiro-me, tanto com a paciência de Deus quanto com a minha lentidão em aprender. Celebro as inquietações. Vejo nelas uma interação indispensável entre meu espírito e o Espírito Santo e encanta-me o carinho com que Ele ajuda-me a “ouvir” Sua voz. Mas não sou fácil! As dúvidas estão sempre presentes. Todavia, de certa forma, são elas que garantem a firmeza das certezas que se estabelecem. Elas são como os ventos fortes que desenvolvem as raízes e o tronco de nossas certezas espirituais.

Bem, essas são as palavras que escolhi para falar de minha jornada espiritual e talvez a sua maneira de se expressar seja outra, mas acredito que sua caminhada não difere muito da minha. Simplesmente cristãos, cuja edificação espiritual é uma obra em andamento (Fl 1.6). É na caminhada da vida, envolvidos por Deus, que tudo acontece. A fé que nos torna cristãos envolve de tudo um pouco: reclusão, exposição, contemplação, declaração, dias e momentos especiais e a rotina simples de dias comuns. Ela nos inspira liturgias de cultos e faz da vida o culto que dá sentido a essa liturgias. Leva-nos ao templo, mas, sobretudo, faz de nós um templo para o Espírito Santo. Em meio a tudo isso, como não mudar?! Mudanças na mente, na forma de ver, de compreender, de sentir e de agir. Mudanças no temperamento, caráter e anseios. Quem éramos, deixamos de ser. Tudo segue para tornar-se novo.

Tudo isso é resultado da graça de Cristo que nos alcançou. E é assim que a salvação vai se realizando em nós. Vamos nos revelando, verdadeiramente, filhos de Deus. Vamos sendo convencidos pelo Espírito Santo de quem devemos ser. A infância vai dando lugar à maturidade espiritual. E quanto mais maduros, mais dependentes de Deus. Cristãos são pessoas que estão sendo “passadas a limpo”. Vamos compreendendo o quanto Deus tinha razão. Comprovando como é boa, perfeita e agradável a Sua vontade. Amá-lo sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos não é uma opção para vivermos, é como encontraremos sentido na vida, independentemente das circunstâncias. É assim que ultrapassamos os limites da religião e experimentamos vida espiritual em Cristo. Dia a dia, oração a oração, escolha a escolha. Tudo sob a maravilhosa ação do Espírito Santo, por causa do que Cristo fez por nós. Amém.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui