As festas de fim de ano estão chegando e quase ninguém sabe o que é uma sidra. Não é champanhe, mas lembra; não é guaraná, mas lembra. A lição número um é muito simples: sidra é o fermentado de maçã, assim como vinho é o fermentado de uva.
O consumo do fermentado de maçã no Brasil, popularmente conhecido como Sidra, é enorme durante as festas de fim de ano. Normalmente, adocicado, faz a alegria de muitas mesas como alternativa econômica aos caros champanhes ou mesmo aos espumantes de uva.
A sidra é uma bebida alcoólica com um passado muito antigo. Apresenta um teor alcoólico entre 4 a 6 por cento em volume. Uma primeira atribui aos gregos o início do consumo, em 600 a.C. Tratava-se de “sikera”, uma espécie de vinho de maçã. Um segundo relato, mais antigo, de 800 a.C. atribuiu aos Celtas a produção de uma bebida que era produzida pela extração de sumo de maçã que depois fermentava.
Sidra não é vinho! Sidra é uma bebida doce fermentada através do sumo da maçã. Apesar de subestimada, talvez por conta do preço e da popularidade, ainda é muito consumida principalmente em comemorações e festas de fim de ano, além de ser muito usada para fazer diversos drinks.