Deputado faz indicação justificando que a frota de veículos cresceu 45% em quatro anos
Criada com o intuito de evitar congestionamentos na cidade, hoje, a Avenida Paralela tornou-se um desafio para os gestores públicos da capital baiana. Com cinco viadutos e dez passarelas, em 2010, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) registrou o fluxo diário de 91 mil veículos, sentido aeroporto, e 87 mil, sentido centro da cidade, totalizando a passagem de 178 mil carros por dia.
Faltando menos de três anos para o início dos jogos da Copa do Mundo, Salvador, uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar o campeonato, já se prepara para as mudanças. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a construção da Avenida 29 de Março, ligando a Avenida Paralela à BR-324, visando a facilitar a locomoção de milhares de baianos, principalmente a vida dos moradores dos bairros de Cajazeiras e Águas Claras, que enfrentam diariamente longos engarrafamentos.
Apesar de desafogar o tráfego da região, a velocidade com que a cidade se desenvolve mostra que há necessidade da criação de vias alternativas à Avenida Paralela, já que a mesma se encontra saturada em virtude do crescimento desenfreado de carros.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que, entre dezembro de 2007 e março de 2011, a frota de carros em Salvador cresceu o equivalente a 44,8%, colocando a capital no segundo lugar do ranking das cidades com maior índice de frota de carros.
Com base no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município (PDDU), que visa ao escoamento do tráfego na Avenida Paralela, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) indicou ao Estado que proceda a interligação do bairro do Saboeiro à via Pituaçu, a ligação da via Pituaçu à via 29 de Março, a construção da via 29 de Março à BA-526, além da duplicação da via Regional, BA-528 e BA-526.
Para o deputado, além de reduzir o número de veículos na região do Iguatemi, principal meio de acesso aos bairros de Salvador, as novas vias alternativas facilitarão a vida dos motoristas que lidam diariamente com o trânsito caótico da cidade. “Através desses investimentos, os condutores de veículos pequenos e passageiros de ônibus terão mais tranquilidade para trafegar na região do Iguatemi e até mesmo na Av. Paralela”, pontuou o parlamentar.
Fonte: Ascom do Assembleia Legislativa