Setembro Amarelo: Secretaria de Desenvolvimento Social alerta sobre o suicídio

Setembro Amarelo: Secretaria de Desenvolvimento Social alerta sobre o suicídio
Setembro Amarelo: Secretaria de Desenvolvimento Social alerta sobre o suicídio. Foto Ascom

A prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, alerta a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública, com sua ocorrência aumentando muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A psicóloga do CRAS II, Karoline, fala dos dados alarmantes de suicídios no País. “Só no Brasil 12 mil pessoas cometem suicídios todos os anos. Mundialmente um milhão de casos. 96% desses casos de suicídios estão ligados a transtornos mentais. Como – depressão, transtornos bipolares e abuso de substâncias. Então, aí está a importância de falar sobre o tema e sua prevenção”, esclarece a psicóloga.

Durante o lançamento da Campanha Setembro Amarelo na Quadro do Colégio Reitor Edgar Santos na manhã de sexta-feira, 09, a secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica, disse que “a prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas. Por isso, neste Setembro Amarelo, mês da campanha de combate ao suicídio e valorização da vida, precisamos alertar a população para falar abertamente sobre este tema”.

A coordenadora do CREAS, Luana, explanou sobre a data e campanha em Itamaraju: “Realizamos, hoje, em parceria com as Escolas e Secretária de Saúde e Ambulatórios, esse encontro para falar sobre as formas de identificação e prevenção dessa doença. Suicídio, depressão, transtornos são coisas sérias e requer um tratamento. Professores, pais e cuidadores fiquem atentos quanto à mudança de comportamento das crianças e adolescentes. Qualquer mudança comportamental procure a orientação de um profissional”, ajuíza Luana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui