*Pedro Ivo Rodrigues
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, do dia 09 de junho, foram discutidos, entre outros assuntos, o suposto descaso por parte da Embasa para com a preservação ambiental na região; a doação, pelo município, do terreno onde está instalado o Colégio Dr. Antonio Ricaldi ao Estado da Bahia e obras de asfaltamento e pavimentação de alguns bairros. Também foram abordados a situação das barracas de praia e projetos relacionados ao turismo. Além disso, os edis Carlito Martins e Manoel Alves expuseram algumas divergências de ordem pessoal.
Enildo da Gama pede providências a secretaria de Meio Ambiente
Enildo da Gama, “Roló”, comentou o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a ceder transporte a estudantes universitários. Para o edil, é importante que o prefeito Gilberto Abade dispense uma atenção especial ao projeto, uma vez que estudantes enfrentam dificuldades em arcar com as despesas de mensalidade da faculdade e transporte. Enildo também enfatizou a necessidade de instalação de redutores de velocidade no bairro Paraguai. “As pessoas têm que desenvolver suas atividades diárias, como fazer compras no mercadinho, por exemplo, e não podem ficar expostas a acidentes. Além disso, existem indivíduos irresponsáveis que se exibem fazendo manobras arriscadas de moto ou mesmo de carro”, afirmou.
Roló informou que esteve no bairro Ubaldinão e que naquela localidade a caixa coletora da Embasa estava despejando dejetos no rio do Mangue. “Eu gostaria que o secretário do Meio Ambiente tomasse alguma providência”, solicitou o parlamentar, ressaltando que o atual prefeito é um dos que mais realizou obras na cidade.
Aliomar Bittencourt: “Embasa tem que dar satisfações a esta casa”
Aliomar Bittencourt mencionou o Projeto de Lei que denomina o estádio do bairro Baianão como Estádio Valdívio Costa, em memória do ex-prefeito. “Acho que é uma homenagem mais do que justa”, disse. Bittencourt também cobrou explicações da Embasa pelas possíveis agressões ao meio ambiente. “A empresa tem que dar satisfações a esta casa”, exigiu.
Paulo Onishi parabeniza o Executivo por doação de terreno ao Estado
Paulo Onishi, “Paulinho Toa Toa”, falou sobre um workshop sobre a Copa de 2014, em Salvador. “Estamos brigando pelo nosso sonho de trazer uma seleção ao nosso município. O secretário extraordinário para a Copa, Ney Campello, está assumindo o compromisso de inserir Porto Seguro no evento. A cidade também deve participar do Socerex, um congresso para discutir as tendências e tecnologias nesse campo. Só temos a agradecer por essa divulgação”, declarou Onishi, salientando que visitou o distrito de Caraíva, junto com o procurador do município, onde teria constatado o avanço nas ações relacionadas ao turismo. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, tendo conversado com representantes da comunidade indígena. Caraíva é a coqueluche do turismo em nosso município, além de ser um lugar procurado por pessoas de renome. É preciso se criar uma harmonia com aquela população, qualificando a mão-de-obra, o que pode ser feito junto a entidades como o SEBRAE e o SENAC”, explanou o vereador, que ainda abordou a questão da doação do terreno onde está instalado o Colégio Dr. Antonio Ricaldi, ao governo do Estado. “Parabenizo o Executivo pela doação. O prefeito Abade sabe da importância daquele colégio, onde estudam 900 alunos e trabalham 25 professores. No extremo sul, a instituição foi a primeira colocada no IDEB. Particularmente, não acredito em desenvolvimento de uma sociedade sem investimento na educação”, concluiu.
Evaí Fonseca cobra abrigo para idosos
Evaí Fonseca discutiu a questão de uma escola do distrito de Pindorama, que estaria abandonada, e que é objeto de um pedido de reforma e ampliação para instalação de um abrigo para pessoas da melhor idade. “Não temos um abrigo de idosos em Porto Seguro. Alguns estão indo para Cabrália, o que é um absurdo. Eu estive no local e conferi de perto a situação. A escola não está sendo utilizada, então não existe razão para não dar outro destino ao prédio”, disse Evaí, ressaltando que as suas reivindicações não são feitas de forma direcionada. “Não estou perseguindo ninguém, só quero o melhor para nossa cidade”, frisou Fonseca, que também denunciou a suposta falta de medicamentos na Farmácia Popular. “Vários idosos precisam desses remédios e não estão tendo acesso”, finalizou.
Marcos Rodrigues: “Área de preservação tem que ser respeitada”
Marcos Rodrigues, “da Aurora”, lembrou que no dia 05 do corrente mês se comemora a Semana do Meio Ambiente. Ele informou que está sendo realizado, no Centro de Cultura, o Eco Porto, evento alusivo a essa data. “No rio do Mangue, que abastece a cidade, existem barracos de pessoas que invadiram o local e que usam o rio para tomar banho, além de fazer suas necessidades fisiológicas nas imediações. Trata-se de uma área de preservação e que precisa ser respeitada. Num congresso de educação do qual participei, o palestrante destacou que precisamos ter uma convivência harmônica com a natureza”, afirmou Rodrigues, que também abordou as obras de pavimentação e asfaltamento que estão sendo executadas em alguns bairros de Porto Seguro. “As obras nos bairros Mirante, Sapoti e Mira Porto têm que ser acompanhadas pelo secretário de Obras. Além disso, a empresa que venceu a licitação não pode trabalhar de qualquer jeito, mas conforme o contrato”, sentenciou.
Gilvan Florêncio: “A Embasa é um câncer para o meio ambiente de Porto Seguro”
Gilvan Florêncio declarou que a comunidade católica de Porto Seguro está de luto pela morte de Frei Miguel Gagliardi, ocorrida na madrugada de ontem, 08/06. “O corpo seguiu para o IML ontem, sendo que o plantonista só chegou hoje, quase ao meio-dia. É preciso ter mais responsabilidade com os cidadãos desta cidade”, considerou Gilvan, que também discutiu a situação das barracas de praia. “O pessoal de Trancoso foi notificado. Levamos o secretário do Meio Ambiente e as cabanas devem ser visitadas, para que seja desenvolvido um projeto a ser encaminhado ao Ministério Público Federal”, explanou Florêncio, ressaltando que contatou o deputado Valmir Assunção para tratar do Mapa de Gerenciamento Costeiro, que disporá do assunto. O vereador disse ainda que a Embasa é um câncer para o meio ambiente de Porto Seguro e que o responsável pela pasta tem que fiscalizar mais essa área. “Tem que fotografar, reunir informações e chamar o gerente da Embasa para vir aqui dar explicações”, arrematou.
Carlito Martins expõe divergências com Manoel Alves
Carlito Martins expôs algumas divergências para com o vereador Manoel Alves, “Manoelzinho”. “O nobre vereador, nosso companheiro, foi infeliz ou não pensou antes de falar. A arrogância deve ser deixada de lado. O diálogo deve prevalecer, porque briga é coisa de otário e não leva a nada. Nunca vi ninguém resolver nada dessa forma. Já fui até ameaçado de morte por seus familiares”, afirmou o parlamentar, salientando que não tem medo de cara feia e que todos são iguais. “Estou cansado de sofrer perseguição por Manoelzinho. Sou constantemente ameaçado. Trabalho em Trancoso com medo de morrer. Trabalho lá há 25 anos e não tenho outros inimigos. Se algo me acontecer, todos saberão de onde partiu”, denunciou.
Manoel Alves: “Na minha família não tem bandidos”
Manoel Alves, “Manoelzinho”, por sua vez declarou que não coube a ele o barrete de otário (Carlito esclareceu posteriormente que não disse que Alves o era). “Todas as vezes que falei com o prefeito, reivindiquei melhorias para o distrito. O que me deixa indignado é o fato de no bairro Maria Viúva e na localidade de Sapirara não ter água. Vimos as festas que Vossa Excelência (Martins) promoveu, como o carnaval, São João, etc. Vossa Excelência meça suas palavras, pois na minha família não tem bandidos”, retrucou.
Presidente homenageia religioso católico falecido
O presidente da Casa, Pastor Erivaldo, homenageou Frei Miguel Gagliardi. “Era um homem que ajudou esta sociedade a se tornar mais humana e tolerante”, considerou.