SESAB e FLEM concluem etapas da Mobilização em Eunápolis

Os municípios de Eunápolis e Bom Jesus da Lapa finalizaram as etapas do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia.

Entre outros resultados alcançados, destacam-se: 12 municípios baianos mobilizados contra a dengue, mais de 600 moradores voluntários capacitados, 69 coordenadores municipais engajados, mais de 167 faxinaços realizados, 2.799 ações desenvolvidas, estreitamento de relações entre ACS e ACE e entre os governos estadual e municipal.

O projeto, iniciado em julho de 2010, previa a construção de uma rede de mobilização social envolvendo municípios selecionados entre os que apresentam maiores índices de infestação e letalidade por dengue. Trata-se de uma abordagem intersetorial, que articula instâncias governamentais (governo estadual e governos municipais, com diferentes órgãos e secretarias), parceiros da sociedade civil (empresas, igrejas, escolas e outras instituições), além de moradores das comunidades selecionadas, que se engajam no projeto como voluntários.

Em cada município, a mobilização é organizada, inicialmete, por coordenadores vinculados à secretaria municipal da Saúde e DIRES, que devem identificar pessoas com liderança e capacidade de comunicação para articular a mobilização social em suas comunidades. São cinco articuladores por bairro e dez bairros selecionados por município, o que significa um total de 600 articuladores envolvidos no projeto.

O objetivo é superar as dificuldades e limitações das ações isoladas e episódicas contra a dengue, formando uma rede coesa, dinâmica, dotada de capilaridade e sustentabilidade para promover a incorporação das ações de prevenção e controle na rotina dos cidadãos, mesmo fora dos períodos epidêmicos, quando tradicionalmente se concentram as campanhas.

Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de idéias entre coordenadores e articuladores, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), disponibilizado pela Sesab e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.

Cada participante insere no SISMOB suas ações de mobilização, como faxinaços, palestras e caminhadas, por exemplo. Com isso, essas ações ganham visibilidade e as boas ideias podem ser difundidas. Eles também inserem dados dos parceiros (empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor) que estão apoiando na mobilização social, possibilitando que novas parcerias sejam feitas entre os membros da rede.

O público pode conhecer todas as ações da mobilização social através do site bahiacontraadengue.com.br, que tem um banner eletrônico com link para notícias sobre o projeto.

Além de Eunápolis e Bom Jesus da Lapa, participaram do Projeto Piloto os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui