Servidores municipais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ocuparam parte da prefeitura em um protesto nesta terça-feira (16). Eles dizem que em janeiro apresentaram ao executivo municipal uma pauta de reivindicações, que inclui reajuste salarial, mas que ainda não foram atendidos e que, por conta disso, resolveram se mobilizar.
O ato contou com cerca de mil pessoas, segundo divulgou o sindicato da categoria. O protesto teve início logo após o encerramento de uma assembleia dos servidores, realizada na Câmara Municipal de Vereadores. “Estamos pedindo 10% de reajuste e a administração nos deu zero”, destacou o presidente do sindicato, José Marcos Amaral.
Segundo o sindicato, a lista de reivindicações apresentada à prefeitura conta com 18 itens. Além do reajuste salarial, os servidores têm outras demandas. “Nós temos vale-alimentação que não é um vale-alimentação, é uma ajuda alimentação. A prefeitura agora vem nos falar que vai criar um cartão e que vai dar 25% de reajuste daqui a três meses”, destacou.
Os servidores pedem ainda ao executivo municipal que condições básicas de trabalho sejam garantidas. “Estamos pedindo nossos direitos. Não queremos mais do que é justo para nós”, disse a servidora Andreia Carneiro.
A prefeitura de Vitória da Conquista informou, por meio de nota, que mantém diálogo com os servidores. A administração municipal disse ainda que recebeu representantes da categoria para conversa e que tem esclarecido em detalhes o atual quadro financeiro do município.